Modernos • 02 Out 2022

Arquivos • 10 Ago 2023
As linhas de produção dos automóveis clássicos
Hoje em dia, grande parte dos automóveis são produzidos através de processos quase integralmente robotizados, com uma contribuição reduzida da mão humana. No entanto, nem sempre foi assim, com vários mestres artesãos a trabalharem nas mais diversas linhas de produção para dar formas icónicas aos automóveis que hoje são clássicos. De certa forma, encontrava-se uma espécie de romantismo na forma como os automóveis eram produzidos, numa dança orgânica entre peças, gestos e processos que resultavam no modelo final.
A galeria que hoje partilhamos apresenta várias fotografias de época que retratam a forma como os automóveis eram produzidos, com rostos de vários homens e mulheres que produziam os exemplares de que tanto gostamos. Vislumbramos as fábricas da Volkswagen em Hannover, da Lamborghini com a representação do Miura e do Countach, a fábrica de Arese da Alfa Romeo e os seus Giulia Serie 105, ainda vários Ferrari 512 à espera da sua homologação, entre muitas outras.
Ao observar estes preciosos registos, redescobrimos que os automóveis que admiramos trazem em si o registo literal daquele painel que foi moldado por alguém, daquele farolim que foi aparafusado por alguém, daquele banco que foi instalado e ajustado por alguém. É uma viagem no tempo que nos transporta para um romantismo tantas vezes ausente nos processos industriais dos nossos dias e que nos permite preservar uma memória inolvidável.