LifeStyle • 13 Nov 2021
Competição • 05 Ago 2023
Vídeo da Semana: Os gémeos Baldi em entrevista com Davide Cironi
124, 037 e S4: números e letras numa dança que, assim isolados, pouco parecem dizer mas, quando os juntamos a outras palavras, logo nos evocam a memória viva dos tempos em que o Fiat 124 Abarth Rally e os Lancia Rally 037 e S4 (entre tantos outros) faziam cantar os seus motores pelas estradas e serras por este mundo fora. Em comum entre todos eles, os irmãos Elio e Giovanni Baldi: uma verdadeira instituição no universo automobilístico.
No Museu do Caramulo podemos ver de perto duas evocações deste universo: apresentado na sua forma final no 59º Salão Automóvel de Turim, em Maio de 1982, o Lancia Rally 037 (também conhecido apenas como Lancia 037, Lancia Rally ou Lancia-Abarth 037) foi o último automóvel de tracção traseira a vencer o Campeonato do Mundo de Rallys em 1983, já contra o poderoso Audi Quattro. Alguns anos depois, começaria o reinado do Lancia Delta, representado no Museu pela versão Integrale HF: uma máquina de tracção às quatro rodas que dominaria os rallyes, entre o final da década de 80 e o início dos anos 90 do século XX.
Já com cinco décadas a preparar e a cuidar destas verdadeiras máquinas de sonho, feitas verdadeiras obras de arte rolantes, os irmãos Baldi fazem-nos numa conversa imperdível com Davide Cironi viajar agora até ao seu Atelier em Turim, nascido em colaboração com Max Girardo: são quarenta minutos de partilhas fascinantes que nos transportam novamente para uma era de ouro dos desportos motorizados.