Clássicos • 06 Mai 2022

Clássicos • 22 Jul 2023
Wetbike, a verdadeira mota para andar na água
A Wetbike é considerada a verdadeira mota da água, tanto pela sua concepção como pela sua condução. Foi produzida pela Spirit Marine, uma empresa do grupo Arctic Enterprises, conhecida hoje por Arctic Cat, de 1978 a 1992.
Devido à sua construção, a Wetbike é conduzida como uma mota, no entanto, a sua manobrabilidade na água era muito difícil, pois era necessário um bom equilíbrio, maior do que a andar numa mota, pois a água tem movimentos próprios. Ainda assim, era bastante melhor que os Jet Ski da Kawasaki, uma indústria que ainda estava a dar os primeiros passos também.
O seu desenho esteve a cargo de Nelson Tyler, mais conhecido no mundo do cinema devido ao desenho dos suportes das câmaras de filmar. O desenho tem por base um motociclo, com as rodas substituídas por skis.
Inicialmente, as Wetbike estavam equipadas com motor Suzuki Spirit com dois cilindros a dois tempos e dois carburadores Mikuni, de 723cc e 50cv sendo substituídos em 1986 por motores Suzuki de 798cc e 60cv. A velocidade máxima podia atingir os quase 60km/h.
Presente neste artigo, está uma Wetbike do primeiro ano de produção, de 1978, daí estar equipada com o motor Spirit de 723cc de cilindrada. No passado dia 19 de Maio, foi vendida num leilão da plataforma da Bring a Trailer por 5.250 dólares, cerca de 4.800 euros.
Deixe um comentário