Vai a leilão um dos protótipos do Subaru Impreza 22B e que pertenceu a Colin McRae

Clássicos 16 Jul 2023

Vai a leilão um dos protótipos do Subaru Impreza 22B e que pertenceu a Colin McRae

O Subaru Impreza é um automóvel marcante, não só para a marca, como para os ralis e, principalmente, para o WRC. Desde o início da sua concepção que a marca nipónica tinha como um dos objectivos competir nos ralis, substituindo assim os Legacy RS. Tal como estes, a preparação dos Impreza ficaria a cargo da Prodrive, no Reino Unido. Com o Impreza, a Subaru conseguiu três títulos consecutivos de construtores, entre 1995 a 1997.


Em 1998 é lançada a versão mais musculada da primeira geração do Impreza, o 22B STi, com base no Impreza Coupé WRX, produzido apenas de Março a Agosto desse ano e vendido exclusivamente no Japão, apesar de algumas unidades terem sido exportadas na época para o Reino Unido e Austrália.


O que distingue esta versão dos demais Impreza WRX STI é a sua cor azul única, assim como os alargamentos da carroçaria, inspirado pelo desenho de Peter Stevens do Impreza WRC, sendo por isso mais largo 80mm. O capot, para-choques e o aileron traseiro ajustável também são únicos. O motor que equipa o Impreza 22B é o EJ22G, de quatro cilindros boxer e 2,2 litros de cilindrada, que produz “oficialmente” 280cv às 6.000rpm e 363Nm de binário às 3.200rpm, mas é sabido que a potência é bem superior.


Não só o motor e a carroçaria diferem dos Impreza normais para o 22B, pois tudo é diferente, desde caixa de velocidade, embraiagem, diferenciais, eixos, soldas da carroçaria, travagem maior e suspensão, que utiliza amortecedores invertidos da Bilstein e molas Eibach.


O Impreza 22B STi comemorava dois acontecimentos numa só versão, os 40 anos da Subaru, assim como o terceiro título consecutivo da marca no WRC. Limitada a 400 unidades, estas foram vendidas em pouco mais de 48 horas. Além destas, foram ainda produzidas mais 21 unidades destinadas à exportação, 16 foram entregues no Reino Unido, cinco na Austrália, além destas unidades ainda foram produzidos mais três protótipos. Dos 16 exemplares destinados ao Reino Unido, estes foram modificados pela Prodrive, com uma caixa de velocidades mais longa e luzes que cumpriam as normas do país. Os três protótipos, apesar de registados no Reino Unido, tinham especificações japonesas.


Um desses três protótipos do Impreza 22B é o exemplar presente neste artigo, com o número de série 000 de 400, oferecido a Colin McRae pelos feitos alcançados com a marca nipónica. Percorreu até hoje menos de 12 mil quilómetros e irá a leilão no próximo dia 26 de Agosto, num evento levado a cabo pela Silverstone Auctions aquando do Silverstone Festival. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 467 e os 584 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube