Este Lamborghini Countach LP400 Periscopio foi vendido novo a Rod Stewart

Clássicos 15 Jul 2023

Este Lamborghini Countach LP400 Periscopio foi vendido novo a Rod Stewart

O Lamborghini Countach nasceu das mãos de Marcello Gandini, quando este trabalhava na Bertone, inspirado nos protótipos com desenho em cunha, Alfa Romeo Carabo, de 1968, e o Lancia Stratos Zero, de 1970, tornando-se num ícone dos desportivos exóticos, com um longo período de produção, entre 1974 e 1990.


Ao longo dos anos, o Countach foi sendo melhorado, tanto a nível mecânico, como a nível de aspecto exterior e interior. O Countach LP400 foi o primeiro modelo a ser lançado, com um desenho mais fluído e equipado com o motor V12 de 3,9 litros de cilindrada, desenvolvendo 375cv, de concepção de Giotto Bizzarrini. Acoplado ao motor, está uma caixa manual de cinco velocidades. Os chassis eram produzidos na Marchesi, e enviados depois para Sant’Agata Bolognese, onde eram pintados e terminados. Até 1978, apenas 157 exemplares foram produzidos desta primeira versão.


Este é considerado o mais puro de todos os Countach, muito por causa do inovador espelho retrovisor Periscopio, inspirada nos submarinos e elaborado pela Donnelly Mirrors, que tinha incorporado um sistema idêntico no protótipo Experimental Safety Vehicle.


O exemplar presente neste artigo foi vendido novo a Rod Stewart a 14 de Junho de 1977, quando estava na Austrália. Sendo um grande entusiasta da marca Lamborghini, manteve-o durante 25 anos. Durante o tempo que esteve com Rod Stewart, este Countach foi transformado num Targa, e adicionados os alargamentos dos modelos seguintes, assim como transformado de volante à direita para a esquerda. Estas alterações foram efectuadas no concessionário Mardikian Engineering, conhecido por satisfazer pedidos especiais que as marcas não o atendiam. Em 2022, foi restaurado até à sua forma original, pelo Lamborghini Polo Storico, com excepção da posição do volante.


No passado dia 20 de Maio, foi levado a leilão num evento organizado em Villa Erba pela RM Sotheby’s, aquando do Concorso de Eleganza Villa d’Este, sendo vendido por pouco mais de 989 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube