Este Chrysler 300B foi encomendado à Carrozzeria Boano por Gianni Agnelli

Clássicos 10 Jul 2023

Este Chrysler 300B foi encomendado à Carrozzeria Boano por Gianni Agnelli

A produção do modelo 300 da Chrysler teve início em 1955 como um automóvel de luxo e de alta performance, com base no Chrysler New Yorker, considerado por muitos o modelo responsável pelo início dos muscle cars.


Em 1956 é lançada a segunda interação deste modelo, o 300B, concebido por Virgil Exner, mas com poucas alterações em relação ao modelo original. Apenas esteve em produção um ano, com um total de 1.102 unidades produzidas. Existia apenas três cores disponíveis, Regimental Red, Cloud White e Black.


O 300B está equipado com o motor FirePower Hemi V8 de 5,8L de cilindrada com 340cv, existindo a opção de 355cv com uma taxa de compressão de 10:1. Acoplado ao motor poderia estar uma caixa manual ou a automática TorqueFlite, ambas de três relações, sendo que a última era controlada através de botões do lado esquerdo do volante. Chegava aos 225km/h de velocidade máxima, um valor de referência na época.


Presente neste artigo está um Chrysler 300B muito especial, pois foi encomendado à Carrozzeria Boano pelo industrial, principal accionista da Fiat e neto do fundador da mesma, Gianni Agnelli. Este é uma de apenas duas criações da Boano com base em automóveis americanos e com motores do mesmo país.


Como equipamento de luxo, este automóvel conta com vidros eléctricos, tecto de abrir eléctrico e antena eléctrica para o rádio. Além disso, este 300B está ainda equipado com jantes raiadas Kelsey-Hayes, faróis Marchal e farolins traseiros subtilmente integrados no desenho.


Apesar de gostar imenso do automóvel, Agnelli recusou conduzi-lo, possivelmente porque iria passar para os “comandos” da Fiat e não queria ser visto num automóvel americano. Assim, ele acabou por oferecer o automóvel ao seu irmão Umberto, que na época trabalhava na Fiat em França.


O 300B ficaria em França por três décadas, seguindo para os EUA em 1989, onde permanece hoje, após passar por diversos coleccionadores. Foi submetido a um profundo restauro pela Rare Classics Restorations, para se apresentar no estado em que se encontra hoje, pintado na cor original Champagne Gold e tejadilho English Hunt Club Green, que contrasta com o interior English Ivory, com apontamentos verdes.


Este Chrysler 300B Coupe Speciale irá a leilão através de um evento organizado pela RM Sotheby’s, em Monterey, nos próximos dias 17 a 19 de Agosto. Até ao momento, ainda não há uma estimativa do valor de venda deste automóvel único.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube