Clássicos 03 Jul 2023

Lancia Delta S4: Adrenalina bombástica

“É um automóvel de colecção para entusiastas”, refere John Campion. “Eu não tenho carros para impressionar ninguém. Penso que a paixão que tenho por estes carros remonta aos pilotos que os conduziram.”

 

John Campion emigrou para os Estados Unidos da América, com apenas 26 dólares no bolso. Fruto do trabalho intenso que desenvolveu ao longo das últimas décadas, foi finalmente recompensado com veículos carregados de significado para si. 

 

“Os pilotos do Grupo B foram os melhores dos melhores. Eu conduzo este automóvel durante 15 minutos e fico exausto”, confessa Campion, reforçando a sua opinião de que os pilotos do Grupo B eram incríveis na sua época, que marcou indubitavelmente a história do Mundial de Ralis.

 

“Quem possui um destes carros e não o mostra, ou se o tem e não o conduz, nem o partilha, é simplesmente uma loucura!”

 

Lancia Delta S4

 

O Lancia Delta S4 é um dos ícones do Grupo B, que competiu no Campeonato Mundial de Rali entre 1985 e 1986, até ao momento em que os carros do Grupo B foram banidos da competição e proibidos pela FIA, respectivamente. O Delta S4 foi o substituto, e uma evolução do vitorioso Lancia 037. O S4 tirou o melhor proveito dos regulamentos do Grupo B, e possuía um motor montado em posição central e tracção às quatro rodas, características que lhe permitia confrontar-se com os seus mais directos adversários na procura pelo título mundial.

 

O seu motor (desenvolvido pela Abarth) tinha 1753 cm3, quatro cilindros e combinava um compressor volumétrico para reduzir o turbo lag nas baixas rotações, e um turbocompressor para aumentar o poder na zona mais alta do conta-rotações.

Classificados


1 comentários - “Lancia Delta S4: Adrenalina bombástica

Comments are closed.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube