Este é o último Chevrolet Corvette ZR2 dos doze produzidos

Clássicos 28 Jun 2023

Este é o último Chevrolet Corvette ZR2 dos doze produzidos

A terceira geração do Corvette, conhecida por C3, iniciou a sua produção em 1967, prolongando-se até Outubro de 1982. No total foram produzidos mais de 500 mil exemplares, no entanto, esta geração conta também com versões extremamente raras, como é o caso do Corvette ZR2.


Em 1970, a Chevrolet lança uma versão especial com base no chassis do Corvette L88, designado ZR1 e equipado com o motor V8 LT-1 de 5,3 litros de cilindrada, com várias alterações, como touches mecânicas, caixa de quatro velocidades reforçada, travões assistidos com servofreio, ignição transistorizada, radiador em alumínio e uma suspensão melhorada.


Por outro lado, como era uma versão com foco na performance, este não vinha equipado com vidros eléctricos, direcção assistida, ar condicionado, desembaciador traseiro, cavas das rodas, nem rádio. No total, de 1970 a 1972 apenas 53 exemplares do Corvette ZR1 foram produzidos. Durante vários anos acreditou-se que ZR significava Zora Racer, mas a Chevrolet já veio desmentir, sendo apenas um código seleccionado à “sorte”.


Planeada para 1970, mas lançada apenas em 1971, a Chevrolet aplicou o mesmo conceito do ZR1, mas para o motor LS-6 454, denominando-o de ZR2 ou RPO ZR2 Special Purpose LS6 Engine Package, o nome correcto desta versão. Esse ano ficou marcado pela redução de potência para todos os motores, com a excepção do LS-6 de 7,4 litros que continuou a desenvolver 425cv às 5.600rpm e, na versão ZR2, estava equipado pela primeira vez com cabeças do motor em alumínio e acoplado a uma caixa de relações curtas Muncie M22 Rock Crusher, que envia a potência para o diferencial traseiro autoblocante Positraction. O Corvette ZR2 é ainda mais raro que o ZR1, pois foi produzido apenas em 12 unidades, todas em 1971 e há quem acredite que debite mais potência do que aquilo que foi anunciado, na ordem dos 460cv.


Um dos factos para que o Corvette ZR2 tenha vendido em tão baixos números, à parte de ser bem mais caro, era que a própria Chevrolet não fez publicidade do modelo, uma vez que não queria que qualquer pessoa adquirisse um Corvette ZR2 sem ter experiência, estando assim apenas reservada às pessoas mais próximas da marca, principalmente os pilotos de competição.


Presente neste artigo está o último Chevrolet Corvette ZR2 produzido, pertencendo ao modelo Export, uma vez que foi encomendado para o concessionário Golden Mile Chevrolet-Oldsmobile, em Toronto, Ontário, no Canadá. Tem uma combinação de cores bastante interessante, com o exterior pintado em Brands Hatch Green, cor que segue também para o interior.


Esteve vários anos na Ed Foss Collection, até passar a integrar a colecção do Gilmore Car Museum, entre o dia 1 de Abril de 2021 e Março de 2023. No passado dia 20 de Maio foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Mecum, em Indianapolis, sendo vendido por 715 mil dólares, cerca de 667 mil euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube