Esta Cleveland A2 foi utilizada na Primeira Guerra Mundial

Clássicos 28 Jun 2023

Esta Cleveland A2 foi utilizada na Primeira Guerra Mundial

A Cleveland Motorcycle Manufacturing Company foi uma empresa que se dedicou à produção de motociclos, entre 1902 e 1905 e, posteriormente, onde teve maior sucesso, a partir de 1915. Devido ao enorme sucesso durante a Guerra, a Cleveland conseguiu adquirir a sua rival Reading-Standard em 1922. Infelizmente, em 1929, não resistiu ao crash da bolsa de Wall Street, fechando as portas poucos meses depois.


Um dos modelos de maior sucesso é a A2, maioritariamente para uso militar durante a Primeira Guerra Mundial, muito devido à sua fiabilidade e facilidade de trabalhar.


O modelo A2 está equipado com um motor monocilíndrico, arrefecido a ar e a dois tempos, com 221cc de cilindrada, com a cambota posicionada de forma longitudinal, ao invés de transversal, a forma mais tradicional. Acoplado ao motor está uma caixa manual de duas velocidades.


Presente neste artigo está uma Cleveland A2 de 1917 que foi utilizada pelo Exército Americano na Europa, durante a Primeira Guerra Mundial. Após o término das hostilidades, esta foi abandonada em França, onde permaneceu até ser descoberta, perto de Paris, e restaurada ao longo de 30 anos.


No próximo dia 23 de Julho irá ser levada a leilão, através de um evento levado a cabo pela Silverstone Auctions que ocorre no Old Warden Aerodrome. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 14 e os 16 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube