Clássicos • 05 Mai 2023
Clássicos • 24 Jun 2023
Este Mini recebeu um tratamento único elaborado pela Tickford
O Mini é um automóvel icónico não só do mundo dos clássicos, mas também para toda a indústria automóvel, pois foi um automóvel revolucionário quando chegou ao mercado em 1959. Foi idealizado por Sir Alec Issigonis, que tinha como objectivo produzir um automóvel compacto, de tracção frontal, capaz de transportar uma família.
Apesar de ser um automóvel bastante popular, haviam muitas personalidades e pessoas mais abastadas que queriam ter um Mini, porque no fundo “é tão giro ter um Mini”. No entanto, estes Mini tinham pormenores únicos e diferenciadores, uma vez que, já que se pode gastar investir dinheiro na sua customização, há que colocar o Mini diferente dos demais.
É aí que entra a Tickford, empresa britânica conhecida por produzir automóveis únicos ou de baixa produção, como é exemplo o Ford Sierra RS500 Cosworth. Esta recebeu um pedido de um príncipe da Arábia Saudita, para tornar um Mini num exemplar único, em 1983.
Esse Austin Mini 1000 é o mesmo automóvel presente neste artigo, que se destaca pela frente bastante distinta dos demais Mini, muito devido aos quatro faróis rectangulares, grelha tapada com dois faróis auxiliares e do lip frontal.
No interior, é possível encontrar dois bancos Recaro e os restantes elementos estofados com a mesma pele utilizada pela Aston Martin, assim como a madeira do tablier, pois na época a Tickford era propriedade da marca britânica. Foi instalado um sistema som Clarion, do melhor que havia na época.
No próximo dia 30 de Junho, este Mini Tickford irá a leilão, após ter percorrido apenas 13.250km, num evento levado a cabo pela Artcurial, aquando do Le Mans Classic. O seu valor de venda estimado situa-se entre os 40 e os 80 mil euros.