<strong>Type 52, o Bugatti para os mais novos</strong>

Clássicos 19 Jun 2023

Type 52, o Bugatti para os mais novos

Entre 1927 e 1936 a Bugatti produziu, em Molsheim, uma réplica do Type 35 com metade do tamanho do original para os mais pequenos entusiastas da marca, designando-o de Bugatti Type 52. O primeiro exemplar foi produzido para o filho do próprio Ettore Bugatti e foi inicialmente chamado de Baby Bugatti.

O motor eléctrico, que serve de locomoção ao Type 35 é de 12 voltes, com movimento para a frente e retaguarda. A travagem é assegurada por travões de tambor nos dois eixos com calços de madeira. A velocidade máxima pode chegar aos 25km/h dependendo das especificações e uma autonomia de 20km.

No total, apenas 500 exemplares foram produzidos, 150 com frente mais curta e os restantes com a frente, cerca de 10cm maior. Hoje em dia, estes exemplares são bastante cobiçados por coleccionadores e aficcionados, o que faz com que várias empresas tenham produzido réplicas destes pequenos automóveis.

No caso do Bugatti Type 52 deste artigo, é uma réplica que não se conhece o seu fabricante, mas sabe-se que era distribuído pela Authentic Models, no entanto, o mesmo nunca saiu da sua caixa e está completamente novo. A sua carroçaria é construída em alumínio e pintada de vermelho que contrasta com os bancos em pele.

No entanto, apesar de estar novo está em falta o seu motor traseiro, ou até pode nunca ter sido montado. Ainda assim foi vendido num leilão efectuado na plataforma da Bring a Trailer no passado dia 6 de Maio, por 16.250 dólares, cerca de 15 mil euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube