<strong>Este Ford Model A Hot Rod foi concebido pelo designer do McLaren F1</strong>

Clássicos 18 Jun 2023

Este Ford Model A Hot Rod foi concebido pelo designer do McLaren F1

Peter Stevens é um design automóvel britânico, aclamado por ser um dos melhores designers de todos os tempos. A sua veia motorizada iniciou-se cedo na sua vida, nas motas, por culpa do seu tio Denis Jenkinson. Em 1973 passou a ser o responsável pelo desenho na Ogle Design. Em 1976 abriu a sua agência, a Peter Stevens Design, contratada por diversas marcas, como a Alpine Renault, Cougar Marine, TWR, ERF Trucks e a Brabham F1.


Nos anos 80 passou a ser o responsável pelo departamento de design da Lotus e, no final da mesma década, ingressou na Jaguar. Entre 1990 e 1993 trabalhou ao lado de Gordon Murray para desenhar o exterior e interior do McLaren F1. Posteriormente, trabalhou nas mais diversas empresas, como Audi, Lamborghini, Benetton F1, BMW Motorsport, Prodrive, Panoz, Reynard, Rolls-Royce, Subaru, entre outras.


Não só de grandes máquinas faz parte o reportório de Peter Stevens, uma vez que é também um grande apaixonado pelos Hot Rod e, dessa forma, decidiu construir um para competir em Pendine Sands, no País de Gales, onde acontece as melhores corridas destes veículos no Reino Unido.


Para isso, ele construiu o Ford Model A presente neste artigo, competindo com ele durante seis anos. Este Hot Rod de Peter Stevens tem por base um chassis de um Ford Model A de 1929, com uma carroçaria de um Ford Model T Turtle-Deck Roadster de 1925.


Ao nível mecânico, está equipado com o motor do Ford Model B de quatro cilindros em linha e 3,3L de cilindrada, que envia a potência para as rodas traseiras através de uma caixa manual de três velocidades.


Como seria de esperar, o motor não está original, recebendo árvore de cames H&H, válvulas de admissão maiores, cabeça Winfield, colector de admissão Thomas, bomba de água de maior débito extraído do motor Ford V8, dois carburadores Stromberg, entre outros.


No passado dia 2 de Maio foi levado a leilão, através da plataforma da Collecting Cars, sendo vendido por 18 mil libras, cerca de 20.700 euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube