Competição • 08 Abr 2023
Iberian Historic Endurance com dupla grelha no Pau Classic Grand Prix
O Iberian Historic Endurance voltou a protagonizar momentos emotivos no Pau Classic Grand Prix, em que a mais prestigiada competição de clássicos do sul da Europa teve a honra de reavivar as “3 Heures de Pau”, disputadas no Circuit de Pau-Ville em 1958.
Se no Sábado se assistiram a duas corridas emotivas, no Domingo, o pelotão do Historic Endurance repetiu o feito, com duas corridas com vários motivos de interesse, ultrapassagens e indefinição até ao último segundo do cronometro.
Pré-66: Kubota vence em final imprevisto
Depois do abandono na corrida de ontem, Domingos Sousa Coutinho e Nuno Breda não tinham muito a perder, e a dupla do BMW 2800 CS fez uma “remontée” do fundo da grelha de partida até ao segundo lugar, mas a dez minutos do fim, o carro alemão ficou parado em pista, culminando num fim-de-semana inglório para o duo português da RP Motorsport, trazendo o “Safety-Car” à pista.
O Porsche 911 2.8 RS da dupla portuguesa viu a sua vantagem reduzida a zero para as últimas voltas, mas um “sprint” final ao mesmo nível, permitiu à dupla Meireles/Nina voltar a saborear a vitória. A dupla francesa Mathieu Izidi/Rémi Guillot, em Porsche 911 2.7 RS, realizou outra corrida sem percalços e foi a segunda a terminar a corrida, posição que lhe valeu o segundo lugar da classe H-1976, que teve o inglês Paul Daniels, em Porsche 911 2.8 RSR, a subir mais uma vez ao pódio no terceiro lugar.
Discreto, mas eficaz, Vincent Jimenez, no seu Porsche 911 2.5 ST, foi o terceiro a cortar a linha de meta, vencendo uma vez mais a classe H-1971, onde foi acompanhado na cerimónia do pódio pelo espanhol Carlos Rivera, em BMW 2002 Tii, e pelos franceses Frédéric Clot/Félix Bernard, em Triumph Spitfire.
Quarto a ultrapassar a linha de chegada, Franck Biraben teve uma vitória folgada com o seu Porsche 911 entre os GDS-1965, cuja luta pela segunda posição foi decidida já ao cair do pano. Um segundo separou o VW Polo de Jacques Tillos/François Tillos do Fiat 128 SF de Stéphane Codet/Jérôme Gouvet. A dupla pai e filho Pai e Bruno Lima, levaram até Pau o seu Mini de troféu, e terminaram no 5º lugar da classe.
“3 Heures de Pau”: Indefinição até ao fim
O vencedor das “3 Heures de Pau” foi decidido pelo somatório das quatro corridas disputadas este fim de semana na 20ª edição do Pau Classic Grand Prix. Florent Cazalot partiu em posição privilegiada, pois inscreveu-se em ambos os “plateaux”. Porém, o francês esteve em “maré de azar”, e tanto o seu Lotus Seven como o Ford Escort, que dividia com o seu pai no “plateau” Pré-77, não conseguiram sair para a pista no domingo.
Mário Meireles e Vasco Nina tinham cumprido mais duas voltas do que os melhores do Pré-66 no sábado (26 voltas contra 24), e pareciam ter este troféu inesperadamente nas mãos. No entanto, a corrida matinal dos Pré-66 não teve interrupções e Katsu Kubota cumpriu 27 voltas, o que, pelo menos, obrigava o duo português, que tinha o pelotão atrás de si mais ou menos controlado, a uma corrida numa toada igual à de sábado. A dez minutos do fim, a presença do “Safety-Car” quase que deitava a perder todo o trabalho realizado até aquele momento. Todavia, o duo da equipa portuense fez um “forcing” nas duas voltas finais, o que foi suficiente para obter esta vitória simbólica.
Missão cumprida
Para a Race Ready, o promotor do Historic Endurance, esta passagem pela cidade dos Pirinéus Atlânticos foi coroada de enorme sucesso.
“Proporcionamos ao muito público que marcou presença, nestes dias em Pau, quatro corridas empolgantes que foram uma justa homenagem às “3 Heures de Pau”. Há que salientar que já disputamos seis corridas esta temporada, e ainda não houve um só contacto entre pilotos durante as corridas, o que demonstra bem a manutenção do espírito dos ‘3 C’ – No Crashing, No Cheating, No Complaining – no Historic Endurance e o respeito que há entre os nossos pilotos. Dentro de três semanas regressamos no Jarama Classic, um evento que será mais uma grande festa do automobilismo”, disse Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready.
A terceira prova da temporada do Historic Endurance está agendada para o fim-de-semana de 10 e 11 de Junho no lendário Circuito del Jarama, dentro do programa do Jarama Classic, num evento que promete ser uma grande festa do automobilismo no antigo circuito de Fórmula 1 dos arredores de Madrid.
TAGS: 3 Heures de Pau Iberian Historic Endurance Pau Classic Grand Prix
PARTILHAR:
Competição • 08 Abr 2023
Iberian Historic Endurance com dupla grelha no Pau Classic Grand Prix
Competição • 18 Mai 2023
Historic Endurance com plantel de luxo para a celebração das “3 Heures de Pau”
Competição • 24 Nov 2016
Iberian Historic Endurance disputa-se no próximo Sábado no Estoril
Deixe um comentário