<strong>Subaru Impreza WRC conduzido por Richard Burns vendido por mais de meio milhão de euros</strong>

Mercado 10 Mai 2023

Subaru Impreza WRC conduzido por Richard Burns vendido por mais de meio milhão de euros

O Subaru Impreza é um automóvel marcante, não só para a marca, como para os ralis e, principalmente, para o WRC. Desde o início da sua concepção que a marca nipónica tinha como um dos objectivos competir nos ralis, substituindo assim os Legacy RS. Tal como estes, a preparação dos Impreza ficaria a cargo da Prodrive, no Reino Unido. Com o Impreza, a Subaru conseguiu três títulos consecutivos de construtores, entre 1995 a 1997.


Inicialmente desenvolvido sob os regulamentos do Grupo A, a partir de 1997 passa a estar em vigor a nova regulamentação dos Word Rally Cars e a Subaru altera a sua plataforma, substituindo os Impreza de quatro portas pela nova carroçaria coupé de duas portas. Esta versão do Subaru Impreza WRC foi desenhada por Peter Stevens e era bem mais larga e agressiva que as anteriores, conjugando a mítica decoração azul com jantes douradas resultante do patrocinador principal, a marca de tabaco State Express 555. Aqui o motor boxer de quatro cilindros debita 300cv às 5.500rpm e 470Nm de binário máximo.


Para 1999, a Subaru introduziu diversas melhorias, designado agora de Impreza WRC99 e foi logo posto a competir na primeira prova do campeonato. Uma das grandes inovações aplicadas no Impreza WRC99 foi a caixa semiautomática electro-hidráulica e a borboleta do acelerador controlada pela centralina num sistema drive-by-wire, permitindo assim que o Impreza WRC99 tivesse patilhas atrás do volante para o manuseio da caixa de velocidades. Como curiosidade, a Subaru foi a primeira a aplicar esta tecnologia no WRC, utilizada, posteriormente, por todas as equipas até 2011, quando foi banida pelo regulamento.


Presente neste artigo está um Impreza WRC99 construído para competir no WRC em 1999 e 2000, registado com a matrícula T15 SRT e destinado a Richard Burns. A primeira prova foi o Sanremo Rally de 1999, onde Burns e o seu navegador Robert Reid, tiveram de desistir devido a um problema na caixa de velocidades logo no primeiro dia, quando estavam na quinta posição.


Em 2000 o T15 SRT é inscrito para o Rallye de Monte Carlo, com a mesma dupla de piloto e navegador. Infelizmente, mais uma vez tiveram de desistir no início do segundo dia quando estavam no segundo lugar, devido a problemas de ignição resultantes do frio que se fazia sentir.


Esta seria a última prova deste Impreza WRC99 pelas mãos da equipa oficial, uma vez que no mesmo ano a Prodrive vendeu este automóvel ao português Armando Pereira, residente em França e cofundador da Altice. Armando competiu com ele em 2000 e 2001 no campeonato francês de ralis, vencendo uma prova à geral, a que se juntam mais quatro vitórias na categoria. Em 2002 passaria para as mãos de Alain Vauthier, com mais algumas vitórias em 2002 e 2003.


Em 2004 foi vendido a Michel Sambourg que o converteu para as especificações de terra, para competir no campeonato francês de ralis de terra, vencendo-o. Michel manteve o Impreza até 2009, altura em que foi vendido a Gilbert Magaud, que competiu com ele até 2011, ano em que finalmente o T15 SRT é retirado da competição.


Em 2018 foi adquirido pelo proprietário anterior, sendo o cumprir de um sonho, no entanto, o T15 SRT necessitava de um grande restauro devido aos longos anos de competição. Esse trabalho foi efectuado pela VMS Competition no sul de França, ao longo de cinco anos, desmontando-o por completo e voltou-o a colocar tal como apareceu à partida do Rallye de Monte Carlo de 2000, com muitas peças raras adquiridas para terminar o automóvel o mais fiel possível ao original, como é exemplo as backets em carbono e as jantes em magnésio originais.


No passado dia 16 de Abril foi levado a leilão pela Bonhams, aquando do Goodwood Members Meeting, sendo vendido por 448.500 libras, cerca de 510.300 euros. Juntamente com o automóvel seguiu a rampa de faróis e o computador original para programar todos os dados do automóvel.


image (0)
image (1)
image (2)
image (3)
image (4)
image (5)
image (6)
image (7)
image (8)
image (9)
image (10)
image (11)
image (12)
image (13)
image (14)
image (15)
image (16)
previous arrow
next arrow
image (0)
image (1)
image (2)
image (3)
image (4)
image (5)
image (6)
image (7)
image (8)
image (9)
image (10)
image (11)
image (12)
image (13)
image (14)
image (15)
image (16)
previous arrow
next arrow
Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube