<strong>Glasspar G2, o raro desportivo americano desconhecido</strong>

Clássicos 10 Mai 2023

Glasspar G2, o raro desportivo americano desconhecido

A Glasspar era uma pequena empresa de fabrico de embarcações em fibra de vidro, fundada em 1947 por Bill Tritt. Bill ganhou experiência na fibra de vidro enquanto trabalhou na Douglas Aircraft durante a Segunda Guerra Mundial. A Glasspar seria vendida em 1969 à Larson Boat Works e até então, tinha já produzido mais de 20 modelos de barcos diferentes e destinados às mais variadíssimas actividades.

No entanto, os seus produtos não se focaram apenas em barcos, já que teve uma pequena incursão nos automóveis, ao produzir um dos primeiros automóveis desportivos com carroçaria de fibra de vidro, o G2. Esta ideia partiu do seu amigo Ken Brooks, que lhe pediu para produzir uma carroçaria em fibra de vidro para o seu hot rod, despoletando o interesse dos automóveis a Bill.

O Glasspar G2 foi apresentando em 1951 e é o primeiro automóvel produzido totalmente em fibra de vidro, por uma empresa americana e serviu de inspiração à Chevrolet quando foi a altura de produzir o Corvette, também ele com carroçaria de fibra de vidro. A sua produção ocorreu de até 1955, sendo que na sua maioria eram vendidos em kit, ou seja, apenas a carroçaria, mas alguns foram vendidos como automóveis completos. Estimam-se que cerca de 150 kits foram produzidos e cerca de dez exemplares foram vendidos totalmente montados, mas hoje os sobreviventes são muito poucos.



Com o fim de produção do G2, Bill não parou de produzir automóveis ou carroçarias de fibra de vidro, já que várias empresas lhe pediram para produzir automóveis de baixa produção, como a própria Willys, assim como vários automóveis para a Disneyland.

Os Glasspar G2 eram na sua maioria equipados com motor Ford Flathead ou Chevrolet Small-Block, ambos V8, no entanto, devido ao seu desenho versátil, vários proprietários equiparam os seus automóveis com outras motorizações.

Presente neste artigo está um Glasspar G2 de 1951 que esteve os últimos anos em exposição no Horton Classic Car Museum. Está equipado com o motor V8 Mercury 255 de 4,2 litros de cilindrada, com três carburadores duplos e cabeças da Offenhauser. O motor está acoplado a uma caixa manual de três velocidades com uma alavanca Hurst Indy.

No passado dia 15 de Abril foi a leilão, através da Mecum em Houston, sendo vendido por 85.800 dólares, cerca de 78 mil euros.

Glasspar-G2-11-1600x900
Glasspar-G2-5
Glasspar-G2-2
Glasspar-G2-3
Glasspar-G2
Glasspar-G2-6
Glasspar-G2-1
Glasspar-G2-4
Glasspar-G2-7
Glasspar-G2-8
Glasspar-G2-9
Glasspar-G2-10
previous arrow
next arrow
Glasspar-G2-11-1600x900
Glasspar-G2-5
Glasspar-G2-2
Glasspar-G2-3
Glasspar-G2
Glasspar-G2-6
Glasspar-G2-1
Glasspar-G2-4
Glasspar-G2-7
Glasspar-G2-8
Glasspar-G2-9
Glasspar-G2-10
previous arrow
next arrow
Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube