Clássicos • 12 Nov 2022
Clássicos • 01 Mai 2023
Audi Tradition celebra os 150 anos da NSU
Em 1873 Christian Schmidt e Heinrich Stoll fundaram a Mechanische Werkstätte Schmidt & Stoll para produzir máquinas de tricô, que iria evoluir para NSU Motorenwerke AG e por fim, na Audi como a conhecemos hoje e na sua fábrica de Neckarsulm.
Para celebrar este aniversário, a Audi Tradition vai expor no Audi Forum algumas das preciosidades da sua colecção, com uma exibição designada “Innovation, audacity and transformation”, em parceria com a Deutsches Zweirad- und NSU-Museum. A exposição estará patente a partir de 14 de Junho.
Tal como indicado na introdução, a empresa remonta a 1873 quando foi fundada em Riedlingen, mudando-se para Neckarsulm em 1880 mudando o seu nome para NSU, que significa NeckarSUlm, devido aos rios que atravessam a cidade. Seis anos depois, apostou num producto que estava bastante em voga, a bicicleta. Em 1900, para começar o novo milénio em força, iniciou a produção de motociclos.
No entanto, a marca alemã não se ficou por aí e apostou nos automóveis logo em 1906, com o Neckarsulmer Motorwagen. Em 1909 já mil trabalhadores eram responsáveis pela produção de 450 automóveis. Em 1923 esse número chegou aos 4070 trabalhadores que produziam um automóvel a cada duas horas, um motociclo a cada 20 minutos e uma bicicleta a cada cinco minutos.
Nem tudo foram boas notícias e, em 1929, a NSU viu as suas vendas baixar e foi obrigada a parar a produção automóvel e vender a sua nova fábrica, em Heilbronn, à Fiat. O seu foco passou a ser novamente os motociclos, ajudando também pela aquisição da divisão de duas rodas da Wanderer. Em 1936 adquiriu a divisão de bicicletas da Opel e tornou-se a maior fabricante de veículos de duas rodas da Alemanha.
Em 1933 a NSU produziu três protótipos de automóveis desenhados por Ferdinand Porsche com um motor boxer de 1,5 litros de cilindrada, bastante idênticos ao Volkswagen Beetle, mas por questões financeiras não avançaram para a produção.
Após a reconstrução devido à Segunda Guerra Mundial, a NSU voltou a concentrar-se nas bicicletas, passando para os motociclos aos poucos, inicialmente apenas com motores de 125 e 250cc, terminando nas 500cc, chegando ao topo dos fabricantes de motociclos em 1955.
Com estes bons resultados, a NSU voltou a apostar nos automóveis e em 1958 lançou o Prinz e pouco depois iniciou o desenvolvimento do motor rotativo com Felix Wankel, resultando no NSU Wankel Spider, apresentado em 1963, como o primeiro automóvel de produção com motor Wankel. Em 1967 foi apresentado o Ro 80, bastante revolucionário.
A 10 de Março de 1969 foi assinado o contrato que fundia a Auto Union com a NSU, sob a tutela da Volkswagen, formando a AUDI NSU AUTO UNION AG. Em 1977 o último NSU saia da linha de produção e a empresa passava-se a chamar apenas Audi AG.