Lancia Pu+Ra HPE, o primeiro automóvel da nova era da marca

Modernos 18 Abr 2023

Lancia Pu+Ra HPE, o primeiro automóvel da nova era da marca

“A Lancia apresenta o Lancia Pu+Ra HPE, o manifesto da marca para os próximos dez anos, que transporta a marca para a nova era da mobilidade eléctrica e que sumariza o nosso modo de conceber e experienciar o automóvel. Iniciando-se com o novo Ypsilon, os nossos automóveis do futuro serão inspirados pelo Lancia Pu+Ra HPE,” referiu Luca Napolitano, CEO da Lancia.

Um automóvel 100% eléctrico, com uma visão da marca em termos de autonomia, superior a 700 km, sendo necessários pouco mais de dez minutos para o carregamento, e com um consumo energético inferior a 10 kWh/km.

O Lancia Pu+Ra HPE é o primeiro automóvel inspirado no universo do mobiliário, graças à colaboração com a Cassina, líder no mundo da indústria do mobiliário com estofos de elevada qualidade, traduzindo-se numa experiência de “sensação caseira” tipicamente italiana.

O Lancia Pu+Ra HPE é o primeiro automóvel equipado com uma interface virtual S.A.L.A. que iremos encontrar no novo Ypsilon. Graças à S.A.L.A, a Lancia tornar-se-á na primeira marca da Stellantis a adoptar as tecnologias Chameleon e TAPE (Tailored Predictive Experience), que centralizem as funções de áudio, controlo de climatização e iluminação, permitindo a que o ambiente interior da viatura se possa adaptar ao toque de um botão ou através de uma instrução vocal.

Design exterior para uma carroçaria “aprimorada”

O Lancia Pu+Ra HPE é uma evolução natural do concept Lancia Pu+Ra Zero, mostrando muitas das funcionalidades da escultura tridimensional desvendada em Novembro do ano passado.

O novo concept da Lancia encarna plenamente os princípios da nova linguagem de design da marca, uma linguagem de design pura e radical, onde os volumes dos automóveis são criados a partir da intersecção de formas elementares e icónicas como o círculo e o triângulo, combinados com alguns detalhes ecléticos. O novo concept da Lancia torna-se, assim, uma expressão do design intemporal italiano, com uma abordagem sustentável e inovadora que vai para além da típica linguagem automóvel.

O concept denomina-se Lancia Pu+Ra HPE, sendo que “Pu+Ra” refere-se à nova linguagem de design da marca, pura e radical, enquanto “HPE” se traduz em “High Performance Electric”, numa proposta que é, simultaneamente, ecossustentável, emocionante e evoluída. O acrónimo HPE foi usado pela primeira vez na década de 70 do século passado no Lancia Beta, então significando “High Performance Estate”, num símbolo de carácter desportivo e prático.

“Progressive Green” é o nome da cor do Lancia Pu+Ra HPE, “progressive” no que demonstra visualmente o futuro da marca e dos seus clientes, enquanto “green” caracteriza o seu valor em termos de sustentabilidade. Este tom verde-azulado – com um detalhe dourado quente, produzido com recurso a um metal líquido com pigmentos de última geração – presta homenagem ao histórico e intemporal Lancia Flaminia Azzurro Vincennes.

O constante diálogo entre passado e futuro é expresso nas linhas laterais fluidas que descem em direcção à traseira da viatura, fazendo lembrar os modelos Aurelia e Flaminia, de design elegante, com base nas suas características de aerodinâmica, sustentabilidade e fluidez dos volumes.

Os emblemas nas laterais incluem o novo logótipo da Lancia, expressão da nova identidade visual da marca. Passa em revista todas as suas características históricas, como o volante, a bandeira, o escudo, a lança e o lettering, reinterpretando-as com um twist moderno, expressando inovação, a natureza do seu ecletismo premium italiano.

O diálogo entre o passado e o futuro pode também ser encontrado na traseira, onde podemos observar as icónicas luzes circulares, inspiradas pelo espírito mais cru e radical da marca, surgindo nova clara referência ao lendário Lancia Stratos, com o icónico e novo lettering Lancia colocado entre as luzes traseiras.

A frente reinterpreta a histórica grelha de Lancia, agora transportada para o futuro pelos três raios de luz que a tornam icónica, memorável e visível mesmo vista de longe. Destaca-se acima do cálice do novo lettering da Lancia, produzido com uma fonte original que se inspira no mundo da moda.

O inovador tejadilho circular proporciona uma vista ampla e panorâmica, com uma referência clara a elementos arquitecturais, tão característicos da nova linguagem de design da Lancia.

Também o vidro traseiro relembra a Lancia dos anos 70, no Beta HPE, com linhas horizontais envolventes que revisitam a famosa estrutura inspirada nas persianas venezianas, mas com uma reinterpretação moderna. As grandes superfícies vidradas enfatizam a luz natural, para recordar o conceito de “sensação caseira”.

Lancia e Cassina

É dada continuidade à parceria entre a Lancia e a Cassina, duas marcas de excelência do “Made in Italy” nas suas respectivas áreas, olhando agora para o futuro com uma atenção para com a sustentabilidade e para com o bem-estar a bordo.

Assente no seu know-how, como resultado de quase 100 anos de história, inovação e investigação, a Cassina está agora a transferir essa sua valência para o sector automóvel, concentrando-se nos valores partilhados com a Lancia, tais como o espírito italiano, a inovação, a tradição e o respeito pelo ambiente.

O design italiano é aplicado ao desenho do automóvel, resultando numa contaminação cultural que faz evoluir o conceito de certas peças de mobiliário que sublinham o interior de uma casa, transferindo-as para o concept Lancia, criando verdadeiros espaços domésticos.

A viagem partilhada entre a Lancia e a Cassina é inspirada pela “The Cassina Perspective”, a visão da empresa de combinação dos produtos mais inovadores com ícones de modernidade, levando à criação de ambientes acolhedores e ecléticos, de acordo com um código único de excelência em design.

O nosso ponto de partida centrou-se em determinados móveis que definem a essência de uma casa, sendo depois transferidos para o Lancia Pu+Ra HPE: o aspecto essencial dos estofos de elevada qualidade presentes numa sala; a mesa de café, elemento central e “multifuncional”; e, por fim, o calor do tapete a relembrar, de imediato, um ambiente familiar, com grande importância dada à cor e consistência dos materiais.

A “sensação caseira” do interior

Os interiores do Lancia Pu+Ra HPE expressam total coerência com a nova, pura e radical linguagem de design da marca, graças à utilização de formas icónicas e simples, que escapam à típica linguagem automóvel.

O interior deste concept espelha um espaço eclético inspirado pelo design de interiores, pela atmosfera das casas italianas, pela arquitectura fluida com grande atenção aos detalhes, numa composição global de formas puras.

A inspiração no design do mobiliário italiano é clara no eclético tapete redondo e nos bancos dianteiros, inspirados nas poltronas Maralunga, desenhadas por Vico Magistretti para a Cassina. São duas poltronas individuais e independentes, com proporções únicas e com um arrojado tratamento cromático.

As formas puramente geométricas são também expressas nas novas mesas redondas, na consola central e mesmo no painel de instrumentação, o que subverte a abordagem automóvel e se baseia numa icónica peça única e arredondada em vidro, entre-cortada por divisões claras.

As grandes superfícies vidradas ajudam a inundar de luz natural o compartimento dos passageiros. Tal resulta na criação de um ambiente acolhedor, um espaço de vida, que transmite a típica atmosfera quente das casas italianas.

Por fim, as persianas relembram o icónico Lancia Beta HPE e o mundo da arquitectura, projectando luzes e sombras naturais no compartimento dos passageiros, tornando-se, na sua secção central, num elemento tecnológico luminoso que interage com a interface S.A.L.A. e as suas funções.

“Sustentabilidade by Lancia”

O conceito de “Sustentabilidade by Lancia” assenta na sustentabilidade com estilo, ou “Sustylenability”, composição entre os termos britânicos “sustainability” e “style”.

O Lancia Pu+Ra HPE é, de facto, a primeira representação em pleno desta “Sustentabilidade by Lancia”, um manifesto 100% eléctrico que define a visão da marca para os próximos dez anos, onde todo e qualquer simples elemento reflecte a ideia de uma “sensação caseira” elegante e simultaneamente sustentável no interior, num perfeito estilo Lancia.

Graças a parcerias com marcas “Made in Italy”, foram utilizados materiais sustentáveis no interior requintado do modelo, em linha com os valores inscritos no plano estratégico a dez anos da Lancia, em que 70% das superfícies tácteis serão concebidas com recurso a materiais ecossustentáveis.

Foram quatro os valores que guiaram a marca neste caminho de sustentabilidade, a reinterpretação da tradição, do espírito italiano, do ecletismo e da “sensação caseira”.

A estratégia de electrificação

Em linha com a estratégia de electrificação da Stellantis, a Lancia vai lançar o Novo Ypsilon em 2024, em versões híbridas e eléctricas; a partir de 2026 apenas serão lançadas propostas 100% eléctricas; e a partir de 2028, em simultâneo com a chegada do novo Delta, a marca comercializará exclusivamente modelos eléctricos.

O Lancia Pu+Ra HPE, uma proposta prática, ágil, com uma carroçaria elegante, eficiente e aerodinâmica, forma o manifesto 100% eléctrico. Define a visão da marca para os próximos dez anos em termos de autonomia, tempos de carregamento e eficiência, para uma performance líder de mercado.

A Lancia sempre produziu os modelos que reescreveram a história dos três maiores segmentos automóveis: utilitários, topos de gama e berlinas compactas. Tal irá continuar a acontecer no futuro, quando os novos automóveis Lancia oferecerem o melhor de todos esses três segmentos, beneficiando das especificações comprovadas das plataformas Stellantis. Compactos, ágeis e divertidos de conduzir, os novos modelos Lancia vão conquistar uma base de clientes europeus, os “clássicos influenciadores progressivos” que procuram elegância intemporal, espírito italiano e inovação, juntamente com uma experiência confortável e agradável a bordo.

Construídos a partir de módulos tecnológicos, como motor, bateria, suspensão, travões, entre outros, oriundos do Novo Ypsilon, o concept Lancia Pu+Ra HPE representa o manifesto para os próximos dez anos da marca, dando uma visão dos automóveis do futuro em termos de uma autonomia superior a 700 km; um conjunto de soluções aerodinâmicas, como o tejadilho baixo, elegantes retrovisores exteriores digitais, jantes aerodinâmicas, três secções de protecção frontais e elementos aerodinâmicos.

“Effortless Technology by Lancia”, fácil de usar, ao serviço das pessoas

A visão futura do Lancia Pu+Ra HPE fornece tecnologias simples, fáceis e intuitivas, que tornam a vida a bordo mais fácil para os seus clientes, acolhendo-os e fazendo-os “sentirem-se em casa”. A S.A.L.A. – Sound Air Light Augmentation – forma o pilar do conceito “Effortless Technology by Lancia” e traduz-se numa interface virtual minimalista e inteligente, congregando as funções de áudio, de controlo de climatização e de iluminação. Condutor e passageiros podem, assim, ajustar o ambiente interior da viatura através de simples toques em botões ou mesmo através do som das suas vozes.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube