Clássicos 01 Abr 2023

Automóveis com história: Unic Type A1 de 1909

Georges Richard produziu os primeiros carros, sob o nome Richard, em parceria com Henri Brassier. Mas em 1905, Richard saiu e criou a Unic Type.

Arrendou uma fábrica no Quai Nacionale em Puteaux, e iniciou a produção do Type A1, equipado com motor de dois cilindros de 10 a 12cv de potência e, mais tarde, com a opção de motor de quatro cilindros.

O Unic Type A1 do Museu do Caramulo tem carroçaria de dois lugares, sendo um dos primeiros chassis que a marca produziu. Tem motor bicilíndrico de 1800cc, com ignição por magneto, produzindo 12cv. O baixo peso de 830 kg e a caixa de três velocidades permitem-lhe atingir a velocidade máxima de 60 km/h.



Além de ser um dos primeiros automóveis produzidos pela marca francesa, o Unic Type A1 do museu tem, na sua especificidade e raridade, dois dos seus maiores valores.

Calcula-se que a produção da Unic, até ao início da Primeira Guerra Mundial, tenha sido de 30.000 veículos, mas sobreviveram apenas 160 viaturas. De acordo com o Club Unic, existirão apenas dois exemplares do Type A1, com o exemplar do Museu do Caramulo a ser classificado pelo Veteran Car Club of Great Britain com o número 939.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube