Pittsburgh Vintage Grand Prix vai homenagear a Ferrari e a N.A.R.T em 2023

Competição 23 Mar 2023

Pittsburgh Vintage Grand Prix vai homenagear a Ferrari e a N.A.R.T em 2023

O Pittsburgh Vintage Grand Prix, que decorre de 13 a 23 de Julho, anunciou que a Ferrari e a N.A.R.T. (North American Racing Team), serão homenageadas como Marca do Ano na edição da prova deste ano. As duas entidades têm uma história rica e fascinante interligada à Pensilvânia, e a sua associação levou a alguns dos momentos mais memoráveis do mundo dos desportos motorizados.

A Ferrari, uma das marcas mais icónicas e bem sucedidas no desporto automóvel, tem sido um símbolo intemporal de velocidade, poder e paixão. Enzo Ferrari, o fundador da empresa, começou a sua carreira como piloto de testes para uma pequena empresa automóvel em Milão e mais tarde trabalhou para a Alfa Romeo como piloto. Em 1929, estabeleceu a equipa, que hoje em dia é reconhecida mundialmente, a Scuderia Ferrari. A Ferrari rapidamente se estabeleceu como uma força dominante nas corridas, ao vencer inúmeras provas e campeonatos de Fórmula 1.

Luigi Chinetti Sr. desempenhou um papel significativo no sucesso inicial da Ferrari na América. Foi nomeado o importador oficial da marca nos Estados Unidos, no final dos anos 40, e a sua paixão pela marca e crença no potencial dos pilotos das equipas americanas levou-o a estabelecer a North American Racing Team (NART), em 1958.



A N.A.R.T foi a única equipa americana a competir nas 24 Horas de Le Mans, e esteve envolvida noutros eventos automobilísticos internacionais, como as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Daytona. A parceria da N.A.R.T com a Ferrari foi essencial na promoção da marca italiana no mercado americano, e teve um impacto duradouro no desporto automóvel.

O feito mais famoso da N.A.R.T foi ganhar em Le Mans em 1965 com um Ferrari 250LM conduzido por Jochen Rindt, Masten Gregory, e Ed Hugus. Coincidentemente, Ed Hugus nasceu em Pittsburgh e correu dez vezes em Le Mans e mais tarde abriu um concessionário de automóveis de Pittsburgh que construiu os três primeiros Shelby Cobras. Hugus também ajudou a estabelecer a SCCA. A equipa também ganhou as 12 Horas de Sebring em 1968 e 1970, e os seus condutores incluíam nomes notáveis como Pedro Rodríguez, Mario Andretti, e Phil Hill.

Muitos membros do Ferrari Club of America de toda a América do Norte já se comprometeram a reunir-se em Pittsburgh para o evento da Pittsburgh Vintage Grand Prix. Espera-se que o evento atraia bastantes entusiastas do desporto automóvel que apresentem uma vasta gama de actividades, incluindo exposições, corridas e exposições de automóveis.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube