Competição • 06 Jul 2013
Super 7 by Kia marcou ritmo alucinante no Circuito da Boavista
O Bandini 1000 V é um automóvel de competição, construído em 1970, pela empresa italiana Bandini. A Bandini Automobili foi fundada em 1946, por Ilario Bandini, na sua cidade natal Forli. Começou por modificar motores Fiat 1100 e construir chassis tubulares em aço aeronáutico. Os seus automóveis fizeram grande sucesso, que até competiram no SCCA nos EUA. A Bandini produziu também automóveis desportivos para estrada, estando em actividade até 1992, altura em que o seu fundador faleceu.
O 1000 V, também conhecido por 1000/70 V, é uma evolução do anterior 1000/66, consolidando as melhores características dos modelos anteriores, com novas melhorias, como a cabeça do motor desenhada por Ilario Bandini e o motor construído totalmente em alumínio.
Com a nova cabeça no motor de quatro cilindros, o Bandini 1000 V passa a utilizar dois carburadores Solex duplos verticais, daí o V no nome, e dupla árvore de cames à cabeça. A cilindrada é de apenas 987 cc, a taxa de compressão de 9,1:1 e desenvolve 115 cv às 8000 rpm. A potência é transmitida para as rodas traseiras, através de uma caixa Colotti de cinco velocidades sincronizadas.
Completamente novo é a carroçaria, construída em alumínio, mais larga que o restante automóvel, com melhorias aerodinâmicas, como a adição de duas barbatanas na traseira e, permitindo aberturas maiores para canalizar o ar para o motor. O chassis é feito de tubos de aço, idêntico ao utilizado pelo Bandini 1000/66, mas com algumas evoluções, como duas novas secções elípticas, além de permitir novos ângulos de afinação da suspensão.
A suspensão é independente nas quatro rodas, com triângulos sobrepostos na frente e barra de torção na traseira. Os travões estão a cargo de discos nas quatro rodas. As jantes são de liga leve da Campagnolo. Todo o automóvel tem um peso inferior a 400 kg.
Hoje sabe-se que ainda existem cerca de 46 automóveis Bandini, espalhados pelo Mundo. A família de Ilario transformou a sua última oficina num museu, onde guardam todos os documentos existentes e grande parte dos automóveis produzidos.
Competição • 06 Jul 2013
Super 7 by Kia marcou ritmo alucinante no Circuito da Boavista
Competição • 30 Jul 2013
Competição • 17 Nov 2016
RallySpirit Altronix: prova arranca amanhã com mais de 90 inscritos
Deixe um comentário