Octoauto e Sextoauto, os

Clássicos 15 Mar 2023

Octoauto e Sextoauto, os “monstros”criados por Milton Reeves

Criado pelo engenheiro americano Milton Reeves, o assombroso Octoauto – com mais de seis metros de comprimento – foi dado a conhecer ao público a 30 de Maio de 1911, aquando do debute das 500 Milhas de Indianapolis (Indy 500), a mítica prova automóvel cuja estreia foi presenciada por mais de 80 mil espectadores.

O Octoauto de Milton Reeves possuía a singularidade de dispor de quatro eixos (dois que se situavam na parte anterior da viatura e outros tantos que se localizavam na parte posterior do automóvel). Reeves tinha como objectivo, em lugar de um típico veículo de quatro rodas, criar uma viatura de oito rodas que permitiria uma condução mais cómoda e suave. O engenheiro hoosier acreditava, do mesmo modo, que a distribuição da carga por quatro eixos contribuiria para aumentar a longevidade dos pneus. Esta viatura tinha um custo de 3200 dólares.

Em 1912, Reeves tomou a resolução de mostrar ao mundo um novo transporte: chamava-se Sextoauto e dispunha de seis rodas (quatro na retaguarda e duas na dianteira). Houve duas versões do Sextoauto: a primeira tratou-se de uma modificação do Octoauto; quanto à segunda, foi construída sob um chassis modificado da Stutz Motor Company e tinha uma transmissão CVT. Este automóvel valia 4500 dólares.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube