Clássicos • 18 Abr 2023
Clássicos • 13 Mar 2023
Hildebrand & Wolfmüller, a primeira mota de produção em série
A Hildebrand & Wolfmüller ficará para sempre na história como a primeira mota de produção do mundo, construídas por Heinrich e Wilhelm Hildebrand, ambos engenheiros de motores a vapor e Alois Wolfmüller, também ele engenheiro, que uniram esforços para fazer história, com a produção a iniciar-se em 1894. Foi também com esta moto que nasceu o termo motociclo, derivado de motorrad em alemão.
A 20 de Janeiro de 1894 ele patentearam uma mota com um motor de dois cilindros paralelos a quatro tempos com 1,5 litros de cilindrada, que produzia 2,5cv às 240rpm, capaz de locomover os 50 quilos até aos 45km/h. Alguns elementos transitaram do protótipo com motor a vapor dos irmãos Hildebrand de 1889, como o tanque de água moldado no guarda-lamas traseiro, assim como as bielas do motor que davam potência directa à roda traseira, uma de cada lado e que funcionava como volante do motor. O tanque de água aqui foi adaptado para enviar jactos para arrefecimento dos cilindros e a ignição era efectuado por tubo quente de platina.
Curiosamente, este motociclo também foi o responsável pela produção de pneus específicos para as motos, desenvolvidos pela Dunlop e produzidos sob licença na Alemanha pela Veith.
A produção durou até 1897, com um total de mais de dois mil exemplares produzidos e a empresa fechou definitivamente em 1919, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, muito devido à competição feroz de outras marcas, que tinham um desenho melhorado e mais cómodo.
Poucos foram os exemplares que chegaram até aos nossos dias, sendo que a sua maioria estão em colecções privadas ou em museus. Presente neste artigo está o exemplar que se pensa ser o mais antigo sobrevivente destes motociclos, com o quadro número 619. Não se sabendo da sua história inicial, sabe-se apenas que em Janeiro de 1990 foi adquirida ao coleccionador espanhol, Carlos Garriga, que a manteve no seu estado original, tal como está hoje, pelo anterior proprietário.
No passado dia 1 de Fevereiro foi vendida num leilão da Bonhams, aquando do Salão Rétromobile, por 195.500 euros.