Mercado • 17 Jun 2022
Iso Grifo que pertenceu a Mike Hailwood leiloado por mais de 360 mil euros
O Fiat 131 foi o automóvel escolhido para combater no WRC e substituir o icónico Lancia Stratos, que tinha sido desenvolvido especificamente para os ralis. O 131 foi desenvolvido em conjunto com a Abarth, segundo o regulamento de Grupo 4, sendo bastante bem-sucedido, tendo vencido o campeonato três vezes, em 1977, 1978 e 1980.
Para o automóvel ser homologado nessa categoria, foi necessário construir 400 exemplares de estrada, que foram designados de 131 Abarth Rally Stradale, produzidos em colaboração entre a Fiat, Abarth e Bertone.
A Bertone era responsável por retirar da linha de produção de Mirafiori carroçarias de duas portas, adicionando-lhes os alargamentos para acomodar as jantes Cromadora de 15” e os para-choques frontais e traseiros específicos, além de colocar o capo e tampa da bagageira produzidas em fibra de vidro, portas produzidas em alumínio e efectuar as alterações necessárias para acomodar a suspensão independente na traseira. As carroçarias eram pintadas e era montado o interior, sendo entregues na linha de produção de Rivalta onde recebiam os componentes mecânicos da Abarth.
TAGS: Abarth Bertone Fiat 131 Silverstone Auctions
PARTILHAR:
Deixe um comentário