Arquivos • 06 Jan 2014

Arquivos • 04 Mar 2023
Cinco marcas de automóveis que já não existem
Desde os início da produção automóvel, que várias marcas vão aparecendo e outras vão desaparecendo, por vezes porque não conseguem acompanhar a evolução, ou a competitividade, mas tudo se resume à falta de vendas e sem vendas não há dinheiro e entrar nos cofres das marcas. Seguem-se cinco exemplos de marcas americanas recentemente extintas.
Hummer
A Hummer foi fundada em 1992, quando a AM General decidiu vender os modelos civis do Humvee, tendo sido adquirida pela General Motors em 1998. Mas devido ao seu excessivo consumo, as vendas foram caindo e em 2010 a General Motors descontinuou a marca, após uma tentativa falhada de a vender a um grupo chinês.
Mercury
A Mercury era uma marca pertencente ao Grupo Ford e já com mais de 70 anos de história. Fundada pela Ford, em 1938, de modo a vender automóveis de luxo para a classe média e para preencher o lugar entre a Ford e a Lincoln. No entanto, a Ford quis concentrar os seus esforços somente nas marcas Ford e Lincoln e por esse motivo ditou a sua extinção em 2010, sendo que o último automóvel produzido saiu da fábrica em Janeiro de 2011.
Oldsmobile
A Oldsmobile era uma das marcas mais antigas do mundo, fundada em 1897 como Olds Motor Vehicle Company, juntando-se à General Motors em 1908. A Oldsmobile foi a primeira marca a disponibilizar caixas de velocidades automáticas, em 1940, com as Hydra-Matic. Em 1976, o Cutlass era o automóvel mais vendido nos EUA. Infelizmente, a GM anunciou que iria parar a produção de automóveis Oldsmobile em Abril de 2004.
Pontiac
A Pontiac era uma marca icónica, fundada em 1926 pela General Motors para ser a marca mais cara, acima da Oakland. Ao longo dos anos produziu vários “muscle cars”, como o GTO e o Trans Am. Chegou mesmo a ser a marca com maior número de vendas nos EUA. Mas em 2009, a General Motors acabou por a extinguir, seguindo o mesmo conceito que utilizou com a Oldsmobile.
Saturn
A Saturn era uma marca recente no universo da General Motors, fundada em 1985 para vender automóveis pequenos e compactos da General Motors, para competir com as marcas nipónicas. No entanto, a Saturn nunca deu os lucros desejados e, com a crise a despoletar em 2008, a GM decidiu extinguir a marca em 2010, após a tentativa de compra por parte da Penske Automotive.
PARTILHAR:
As parvoices dos americanos…A KOdak inventou as camaras digitais, mas não as produziu para não perder o mercado dos rolos fotograficos….agora desapareceu claro.
O mesmo ac ontece com a GM. O Cadillac era a marca dos Presidentes e Reis ( mesmo em Portugal) mas acabou com as limousines..E a Mercedes chamou lhe um figo.
O mesmo acontece com o Eldorado que era um icone mas deixou de se fabricar…
Nao tarda nada a marca desaparece também….