Mercado • 01 Out 2021
Vai a leilão um dos cinco sobreviventes do Martin Ford Special
Com base no Rolls-Royce Silver Shadow, o departamento Mulliner Park Ward desenvolveu uma carroçaria de duas portas. A produção iniciou-se em 1966 para a versão fechada e em 1967 para a versão descapotável, e era assegurada pela própria Mulliner Park Ward, uma carroceira britânica que estava sob a alçada da Rolls-Royce. No entanto, houve alguns exemplares produzidos pela James Young, ainda que bastante raros. A partir de 1971 os Silver Shadow de duas portas passaram a ser vendidos como Rolls-Royce Corniche. No total, a Mulliner Park Ward produziu 506 exemplares do Silver Shadow Drophead Coupe, a versão descapotável.
Apesar de ser o modelo de duas portas, a distância entre eixos é a mesma do Silver Shadow de quatro portas, mantendo o imenso espaço para quatro ocupantes e o acesso aos lugares traseiros era assegurado por uma abertura das portas bastante generosa.
O motor é o mesmo dos outros modelos da Rolls-Royce da época, o V8 L-Series, inicialmente com 6,2 litros de cilindrada, passando para os 6,75L em 1970. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automática de três velocidades THM 400, ou uma de quatro velocidades Hydramatic disponível apenas no Reino Unido de 1965 a 1970.
Por ser um modelo de elevado luxo e bastante atraente, era o preferido por várias personalidades, como actores ou músicos, como é o caso de Michael Caine, que adquiriu como seu primeiro automóvel, o Rolls-Royce Silver Shadow Drophead Coupe presente neste artigo, com a matrícula UGN 842F, em 1968 no concessionário de H. A. Fox, e que tinha sido encomendado por Terence Rattigan, mas este cancelou a encomenda.
No entanto, o mais bizarro na história é que o actor Michael Caine não tinha carta de condução e então achou que seria mais barato contratar um chauffeur do que pagar o seguro automóvel para ele, aliás, Caine apenas tirou a carta de condução aos 50 anos. Michael Caine é um actor britânico de enorme sucesso, conhecido por entrar nos filmes The Italian Job e mais recentemente na trilogia The Dark Knight de Batman, entre muitos outros, e a quem lhe tinha sido recusada a encomenda de um Rolls-Royce Silver Shadow no concessionário de Londres, Jack Barclay.
Caine vendeu o seu Silver Shadow em 1970 a Jack Leach, dono do restaurante Gasworks em Londres, recebendo uma nova matrícula, a ALO 182H. Após a morte de Leach em 2013, o automóvel ficou parado desde então.
Após dez anos imobilizado, o automóvel foi submetido a um restauro para voltar de novo às estradas e vai a leilão, no próximo dia 15 de Março, através de um evento levado a cabo pela H and H, no Imperial War Museum. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 112 mil e os 168 mil euros.
Mercado • 01 Out 2021
Vai a leilão um dos cinco sobreviventes do Martin Ford Special
Mercado • 20 Out 2021
Modelo à escala do Bell 47G utilizado num filme de James Bond vendido em leilão
Mercado • 11 Mar 2022