Clássicos • 11 Fev 2024
Clássicos • 02 Mar 2023
Apollo 3500GT, o Ferrari americano
Milt Brown tinha como sonho de criança criar um automóvel desportivo para rivalizar com o Ferrari 250 GT, o Aston Martin DB4GT e o Jaguar E-Type. Felizmente, conseguiu cumprir o seu sonho e em 1962 lançou os automóveis Apollo, o 3500GT e o mais potente 5000GT, produzidos pela International Motor Cars.
Milt desenhou um chassis com suspensão independente nas quatro rodas e para aproximar a distribuição de peso dos 50/50, desenvolveu estes automóveis com o motor colocado o mais central possível na frente e onde o banco do condutor está colocado o mais próximo possível do eixo traseiro. As carroçarias dos Apollo foram desenhadas por Ron Plescia, amigo de Milt Brown, com a ajuda do antigo designer da Bertone, Franco Scaglione e eram produzidas em alumínio em Itália, pela Intermeccanica.
Ambos os automóveis Apollo são equipados com motores Buick V8, os mesmo utilizados posteriormente pela Rover. No caso do 3500GT é um motor de 3,5 litros de cilindrada. Poderiam estar equipados com uma caixa manual de quatro velocidades de relações curtas Borg-Warner ou uma automática.
Até 1965 apenas 42 exemplares dos Apollo GT foram produzidos, 41 na carroçaria coupé e um descapotável. Após dificuldades na produção, devido à distribuição das carroçarias, a construção dos Apollo na International Motor Cars cessou e os direitos foram vendidos sucessivamente a outras empresas.
Presente neste artigo está o Apollo 3500GT com o chassis número 1004, fazendo com que este seja o segundo exemplar produzido, com a particularidade de ter o capot, portas e tampa da bagageira em alumínio, algo que só esteve disponível nos primeiros exemplares. Saiu da fábrica pintado em vermelho escuro e interior com pele preta, sendo vendido ao seu primeiro proprietário pelo concessionário Phil Hill Buick. Está ainda equipado com as bonitas jantes raiadas Borrani.
No passado dia 26 de Janeiro, este Apollo 3500GT foi vendido num leilão organizado pela RM Sotheby’s no Arizona, por 123.200 dólares, cerca de 115 mil euros.