Clássicos • 16 Nov 2022
“Batmobiles” da Bertone: A Santíssima Trindade do design automóvel
Milt Brown tinha como sonho de criança criar um automóvel desportivo para rivalizar com o Ferrari 250 GT, o Aston Martin DB4GT e o Jaguar E-Type. Felizmente, conseguiu cumprir o seu sonho e em 1962 lançou os automóveis Apollo, o 3500GT e o mais potente 5000GT, produzidos pela International Motor Cars.
Milt desenhou um chassis com suspensão independente nas quatro rodas e para aproximar a distribuição de peso dos 50/50, desenvolveu estes automóveis com o motor colocado o mais central possível na frente e onde o banco do condutor está colocado o mais próximo possível do eixo traseiro. As carroçarias dos Apollo foram desenhadas por Ron Plescia, amigo de Milt Brown, com a ajuda do antigo designer da Bertone, Franco Scaglione e eram produzidas em alumínio em Itália, pela Intermeccanica.
Ambos os automóveis Apollo são equipados com motores Buick V8, os mesmo utilizados posteriormente pela Rover. No caso do 3500GT é um motor de 3,5 litros de cilindrada. Poderiam estar equipados com uma caixa manual de quatro velocidades de relações curtas Borg-Warner ou uma automática.
Até 1965 apenas 42 exemplares dos Apollo GT foram produzidos, 41 na carroçaria coupé e um descapotável. Após dificuldades na produção, devido à distribuição das carroçarias, a construção dos Apollo na International Motor Cars cessou e os direitos foram vendidos sucessivamente a outras empresas.
No passado dia 26 de Janeiro, este Apollo 3500GT foi vendido num leilão organizado pela RM Sotheby’s no Arizona, por 123.200 dólares, cerca de 115 mil euros.
Clássicos • 16 Nov 2022
“Batmobiles” da Bertone: A Santíssima Trindade do design automóvel
Mercado • 20 Out 2020
Clássicos • 04 Jul 2022
Testudo, o protótipo construído pela Bertone para promover o Chevrolet Corvair
Deixe um comentário