Mercado • 14 Out 2021
Lola T70 Spyder que pertenceu a Carroll Shelby e Dan Gurney vai a leilão
A AAR (All American Racers) foi fundada em 1964 por Dan Gurney e Carroll Shelby para competir tanto nos campeonatos americanos de velocidade como na Fórmula 1. Para competirem nesta última disciplina construíram automóveis com a submarca Eagle e o nome da equipa mudou para Anglo American Racing, pois a sua base estava no Reino Unido. Após sair da Fórmula 1 em 1968, a Eagle focou-se no campeonato de resistência e, nos anos 80, desenvolveu automóveis em parceria com a Toyota e foi a responsável pela construção do DeltaWing que competiu nas 24 Horas de Le Mans em 2012.
O primeiro automóvel de Fórmula 1 da AAR foi o Eagle Mk1, também conhecido por Eagle T1G, desenhado por Len Terry e deu origem a um dos automóveis mais bonitos do pelotão, apresentado no Grande Prémio da Bélgica de 1966. Os três primeiros chassis foram construídos utilizando alumínio, enquanto que o quarto utilizou uma liga mais exótica com base em titânio e painéis da carroçaria em magnésio.
Este automóvel utilizava o já antigo motor Coventry-Climax FPF de quatro cilindros em linha, duas árvores de cames à cabeça, dois carburadores duplos Weber 58 DCO3 e 2,7 litros de cilindrada, desenvolvendo cerca de 250cv às 6750rpm. Posteriormente, estes motores seriam substituídos pelos V12 da Weslake com 3,0 litros de cilindrada. Acoplado aos motores estava uma caixa manual de cinco velocidades Hewland DG300. A travagem é assegurada por travões de disco nas quatro rodas da Girling.
TAGS: All American Racers Bob Bondurant Coventry-Climax Dan Gurney Eagle Mk1 Eagle T1G Gooding & Company Len Terry Phill Hill
PARTILHAR:
Deixe um comentário