Clássicos 18 Fev 2023

Automóveis com história: Citroën 15-Six D “Traction Avant” de 1951

Em 1933, André Citroën iniciou o desenvolvimento do seu automóvel de sonho: o Traction Avant. Teria chassis monobloco, tracção nas rodas dianteiras e uma caixa automática, cuja utilização viria a ser abandonada. Pouco tempo depois de ter sido decretada a falência da marca com o seu nome, André Citroën morreu, pobre. Estávamos a 5 de Julho de 1935. No entanto, o seu automóvel de sonho viria a ser produzido, e com bastante sucesso, depois da Michelin ter pago as dívidas da Citroën e de ter avançado com a produção do Traction Avant.

Poucos anos após a apresentação do Citroën 15-Six, João de Lacerda adquiriu um exemplar, que utilizou em viagens e participações em provas automobilísticas, uma das quais, o XXI Rally de Monte Carlo em 1951. Um ano depois, acompanhado por Jaime Azarujinha, participou novamente, com outro Citroën “Arrastadeira”. Com partida de sete cidades da Europa, coincidiu com fortes nevões, tendo sido uma das edições mais duras de sempre. Dos 328 automóveis presentes à partida, apenas 163 cruzariam a meta. Entre os 15 sem penalização, contava-se o de João de Lacerda. Repetiria a prova por mais duas ocasiões, em 1953 e 1954, com o mesmo Citroën, o que lhe proporcionou a conquista do Troféu ACP.

Depois de vários anos de intenso serviço, repartidos por utilizações quotidianas e por participações em diversas provas nacionais e internacionais, os dois Citroën 15-Six de João de Lacerda não puderam ser recuperados, dando lugar à compra de modelo semelhante em França, que seria recuperado em Portugal, com a ajuda de Jacques Touzet e de Antero Marques Paiva.



Como prémio para a magnífica recuperação, a famosa matrícula HF-16-83, utilizada com grande sucesso nas edições de 1952, 53 e 54 do Rally de Monte Carlo, seria recuperada pelas entidades oficiais e atribuída ao “novo” Citroën 15-Six, que ainda hoje figura no Museu do Caramulo.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube