Os 29 aniversários de automóveis mais importantes de 2023

Clássicos 14 Fev 2023

Os 29 aniversários de automóveis mais importantes de 2023

Como acontece todos os anos, existem aniversários que marcam um ano e nos automóveis isso não é excepção. Neste campo em específico, os aniversários mais aguardados são dos automóveis que fazem 30 anos, ou ainda os que fazem 25 e que passam a poder ser exportados para os EUA.

Mas existem muitos outros aniversários marcantes e o ano de 2023 é mais especial do que a maioria. De seguida iremos enumerar os 29 aniversários que achamos mais importantes, de entre as centenas que se realizam este ano.

60 anos do Alfa Romeo Giulia Sprint GT – Aniversários



Após o lançamento da berlina Giulia em 1962, a Alfa Romeo apresenta no ano seguinte o Giulia Sprint GT, um coupé de linhas esbeltas esculpidas por Giorgetto Giugiaro enquanto trabalhava nos estúdios da Bertone. Estava equipado com um motor de quatro cilindros em linha de duas árvores de cames à cabeça e 1,6 litros de cilindrada, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Este ano a Alfa Romeo tem também outros aniversários importantes, como os 100 anos do RN, os 90 anos do 6C, os 40 anos do 33 e do Arna e os 20 anos do GT.

60 anos do Aston Martin DB5


O Aston Martin DB5 vai ficar para sempre ligado a James Bond, nascendo como uma evolução do DB4 Series V. Além de ter sido utilizado pelo agente secreto, o DB5 tem outras qualidades, como a carroçaria desenhada pela Touring, o motor de seis cilindros em linha, com 4,0 litros de cilindrada. A Aston Martin tem também motivos para celebrar os 70 anos do DB2/4 e os 30 anos do DB7.

70 anos do Austin-Healey 100


O Austin-Healey 100 foi um dos desportivos britânicos mais importantes da década de 50. Foi a primeira vez que a Austin e a Healey formaram uma parceria. Isto aconteceu porque Leonard Lord necessitava de um novo automóvel desportivo para substituir o Austin A90 e Donald Healey queria aumentar a produção dos seus automóveis, nascendo assim o Austin-Healey 100, o primeiro dos Big Healeys, construído pela Jensen sob a base no Austin A90 Atlantic e terminado na fábrica da Austin, em Longbridge.

90 anos do Bentley 3 ½ – Aniversários


Este é um dos modelos mais importantes da Bentley, poi marcou um momento de mudança para a marca. Foi o primeiro modelo após a aquisição da Bentley por parte da Rolls-Royce e o primeiro modelo a ser produzido na fábrica da Rolls-Royce em Midlands. Para a Bentley fica também o registo de outro aniversário importante, os 20 anos do lançamento do Continental GT.

40 anos do BMW M635CSi E24



No Salão de Frankfurt de 1983 a BMW apresentou o M635CSi, o modelo que iria dar início à linha dos M6, inclusivamente à geração E24 que teve essa designação nos EUA. Utilizava o motor de seis cilindros em linha M88/3, que tinha como base o motor do M1. No total foram produzidos 5855 exemplares.

60 anos do Buick Riviera


O Buick Riviera foi lançado para gladiar contra o Ford Thunderbird, no segmento dos automóveis desportivos de luxo no mercado norte-americano. O design é o seu maior trunfo, tendo recebido elogios de William Lyons e de Sergio Pininfarina.

70 anos dos Chevrolet Corvette C1 – Aniversários



Um dos marcos mais importantes de 2023 são os 70 anos do icónico Corvette da Chevrolet, um modelo criado para rivalizar com os desportivos europeus, inicialmente apenas quanto ao seu design e, posteriormente nas performances. Em 1953, foram produzidas apenas 300 unidades do Corvette numa antiga fábrica de camiões da General Motors. O também icónico Chevrolet Bel Air marca em 2023 os seus 70 anos.

50 anos do Ferrari 365GT4 BB


O Ferrari 365GT4 BB fica marcado na história por ser o resultado de uma reviravolta no pensamento de Enzo Ferrari,. Foi neste modelo, que pela primeira vez, o motor V12 foi colocado numa posição central. Esta mudança aconteceu devido ao sucesso dos Lamborghini Miura, esculpidos com uma carroçaria em cunha pelas mãos de Leonardo Fioravanti da Pininfarina. Na Ferrari não faltam celebrações este ano, já que o 330 celebra 60 anos e o Dino 308GT4 também celebra o seu meio século de vida.

40 anos do Fiat Uno


O Fiat Uno foi lançado em 1983 desenhado na Italdesign por Giorgetto Giugiaro. O modelo esta disponível nas carroçarias de três e cinco portas. Foi produzido em quase nove milhões de unidades, sendo o oitavo automóvel mais produzido do mundo. Em 1984 venceu o prémio de Automóvel Europeu do Ano.

30 anos do Fiat Coupé – Aniversários


O Fiat Coupé foi um automóvel marcante no portefólio da marca de Turim, com o seu design exuberante concebido por Chris Bangle e pela Pininfarina e os seus motores de prestações elevadas. Foi um projecto de pura paixão elaborado por Paolo Cantarella. O seu motor de cinco cilindros em linha, 20 válvulas e turbo a desenvolver 220cv foi a cereja no topo do bolo.

30 anos do Fiat Punto



O icónico Fiat Punto, que popularizou tanto as nossas estradas como as da Europa, já faz 30 anos. Desenhado por Giorgetto Giugiaro na Italdesign, que reaproveitou um desenho elaborado para o Renault Clio da primeira geração. Lançado em Setembro de 1993 foi, dois anos depois, eleito Automóvel Europeu do Ano. Esta primeira geração tem a particularidade de ter suspensão independente nas quatro rodas. Sem dúvida que a versão mais apreciada é o Punto GT com o motor de 1,4 litros equipado com Turbo, para desenvolver 136cv na primeira versão, mas sem esquecer o Sport, vendido noutros mercados como Punto Sporting.

70 anos do Ford Anglia/Perfect 100E – Aniversários


O nome Anglia já estava no portefólio da marca ainda antes do despoletar da Segunda Guerra Mundial, mas foi com a geração 100E que trouxe o design de três volumes para as massas. O nome Anglia era dado aos automóveis de duas portas, enquanto que os de quatro portas eram os Perfect e as carrinhas as Squire. Na Ford também devemos festejar os 40 anos do Orion e da segunda geração do Fiesta, assim como os 20 anos do icónico Ford GT.

60 anos do Honda S500


Apesar da Honda já produzir motociclos desde 1946, foi apenas em 1963 que iniciou a construção de automóveis, inicialmente com a pequena carrinha T360 e, posteriormente com o descapotável S500. Este pequeno descapotável estava equipado com um motor de quatro cilindros em linha e 531cc, capaz de atingir as 9500rpm.

40 anos da Honda CR-X


Com base no Civic, a Honda lançou em 1983 uma fórmula de sucesso, com o desportivo CR-X, vendido como Ballade Sports CR-X no Japão e noutros mercados como Civic CRX, de apenas dois lugares nesta primeira geração.

70 anos do Iso Isetta – Aniversários


O Isetta foi um automóvel importantíssimo, não só para a história do automóvel, mas também para a história da BMW. Chocou o mundo quando foi apresentado em 1953, muito pelas suas linhas compactas e do seu pequeno motor, que conseguia médias de consumo excepcionais, no fundo, aquilo que o Mundo precisava no pós-Segunda Guerra. A Iso parou a produção em 1955, pois o seu mercado eram os automóveis desportivos e potentes, mas a BMW pegou no projecto e iniciou a construção deste pequeno automóvel, com motor próprio. Outro aniversário importante para a Iso, são os 60 anos do icónico Grifo.

60 anos do Lamborghini 350 GTV


Após ter-se desentendido com Enzo Ferrari, Ferruccio Lamborghini decidiu criar a sua própria empresa e produzir automóveis rivais da marca do cavalino rampante. O 350 GTV foi o primeiro automóvel da marca, nascido em 1963. Apesar de este ser apenas um protótipo, foi a base para o primeiro modelo de produção, o 350 GT. Em 2023 também o modelo Gallardo faz 20 anos.

40 anos do Land Rover One-Ten



Para substituir os arcaicos, mas robustos Series III, a Land Rover decidiu revolucionar o seu modelo, mas sem o desfigurar, lançando assim o One-Ten em 1983 e, um ano depois, o Ninety, que marcariam para sempre a história da marca ao passar a ser conhecido como Defender nos anos 90.

60 anos do Lancia Fulvia


O Fulvia foi o modelo escolhido pela Lancia para substituir o Appia, concebido para ter tracção frontal aliada à desportividade e prazer, tanto na berlina como nas versões coupé. Além disso, estava equipado com um compacto motor V4 e suspensão independente nas rodas da frente. Mas o centro das atenções virou-se para o modelo coupé lançado em 1965 e vencedor de inúmeros ralis no WRC.

60 anos do Lotus Cortina – Aniversários



Colin Chapman desenvolveu um motor de duas árvores de cames à cabeça com base no motor Kent da Ford, tendo esta pedido para construir 1000 unidades do Lotus Cortina para este ser homologado em Grupo 2. O motor foi acoplado a uma caixa de relações curtas extraída do Lotus Elan. O Cortina provou ser um automóvel formidável em competição.

50 anos do Maserati Khamsin


Os clientes da Maserati criam um automóvel de motor frontal e de 2+2 lugares, nascendo o Khamsin com um design de Marcello Gandini enquanto trabalhava na Bertone. Na frente ficava o motor V8 do Ghibli SS de 4,9 litros de cilindrada e quatro carburadores duplos Weber 42 DCNF 41, para desenvolver 316cv. Estava também equipado com direcção assistida variável, sistema extraído do Citroën SM, assim como travões e embraiagem hidráulicos. Alem deste, na Maserati também o Quattroporte e o Mistral estão de parabéns, ambos celebram 60 anos.

60 anos do Mercedes-Benz SL W113


O Mercedes-Benz SL W113 foi o meio termo dos anteriores SL, o exuberante 300SL e o mais modesto 190SL, num “pacote” mais consensual e que chegava a mais clientes da marca. O seu design foi elaborado por Paul Bracq e Friedrich Geiger. Todos os motores disponíveis eram de seis cilindros em linha. Em 2023 também é o 60º aniversário do luxuoso Mercedes-Benz 600 W100, o 70º aniversário do Mercedes-Benz Ponton e os 30 anos do primeiro Classe C.

70 anos do Messerschmitt KR175 – Aniversários


O KR175 foi o primeiro automóvel produzido pela Messerschmitt, uma fabricante alemã de aviões, em conjunto com Fritz Fend, que tinha produzido um protótipo semelhante designado de Fend Flitzer. Cerca de 15 mil unidades foram produzidas até ser substituído pela KR200.

70 anos do Nash Metropolitan


O Nash Metropolitan marcou o início dos automóveis económicos, por parte da indústria americana, no ambiente pós-guerra. Em conjunto com a Austin, a Nash produziu um automóvel económico e apelativo, devido a ser descapotável, tendo o seu design sido elaborado pela Pininfarina. Foi dos automóveis importados mais vendidos nos EUA, mas foi destronado pouco depois pelo Volkswagen Beetle.

40 anos do Peugeot 205


O Peugeot 205 foi um automóvel importante para a imagem da marca francesa. O modelo trouxe desportividade e diversão ao segmento. Foi algo revolucionário também, o que era necessário para a marca, com suspensão independente nas quatro rodas para avivar as coisas. Sem dúvida que as versões mais marcantes são os T16 e GTI, mas não podemos esquecer também as várias versões especiais e os menos desportivos XS e GT.

60 anos do Porsche 901


Apesar do Porsche 911 só ter sido oficialmente lançado em 1964, o automóvel foi apresentado em 1963 ainda como Porsche 901, mas que devido à Peugeot ter os direitos dos nomes com 0 no meio, a marca alemã foi obrigada a alterar a designação, nascendo assim o 911. O design original elaborado por Butzi Porsche e Erwin Komenda iria continuar até 1989 com algumas alterações. Outros aniversários notáveis da Porsche em 2023 são os 70 anos do icónico 550 Spyder, os 30 anos da geração 993 do 911 e os 20 anos do Carrera GT.

60 anos do Rover P6


O Rover P6 foi o resultado de uma alteração de pensamento por parte da marca britânica, sendo concebido para apelar aos clientes mais jovens. Tinha também uma suspensão bastante avançada para a época, a que se juntava o luxo e as performances, a um custo baixo. Todos estes factores tornaram este modelo bastante popular.

70 anos do Sunbeam Alpine


O Sunbeam Alpine nasceu como um projecto para rali e como se deu muito bem no Rali Alpine, foi decidido avançar para a produção do mesmo com esse nome. Estes primeiros Sunbeam Alpine foram os responsáveis pela linhagem dos desportivos que culminou no Tiger equipado com motor V8.

40 anos do Toyota Corolla AE86


Lançado em 1983, o Corolla AE86, nas suas versões Levin e Trueno, iriam revolucionar para sempre o segmento dos desportivos. Este modelo iria revolucionar o segmento devido ao seu baixo peso, motor frontal capaz de galgar rotação e tracção traseira. Foi mesmo com este modelo que nasceu a cultura do Drift, inicialmente apenas no Japão e imortalizado na anime e manga Initial D.

100 anos do Triumph 10/20


Em 2023 faz 100 anos que a Triumph lançou o seu primeiro automóvel, o 10/20, apesar da história da empresa remontar a 1885 quando Siegried Bettmann fundou a S Bettman & Co para importar bicicletas para o Reino Unido. Posteriormente o nome foi alterado para Triumph. O nome desapareceu em 1984 com o modelo Acclaim, mas os direitos do nome ainda estão activos, pertencendo agora à BMW. Dentro da Triumph existem ainda dois aniversários importantes, como os 70 anos Triumph TR2 e os 60 anos do Triumph 2000.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube