Clássicos 09 Fev 2023

Automóveis com história: Darracq 12HP Open Tourer de 1902

O Museu do Caramulo lançou uma nova série em parceria com o Jornal dos Clássicos. Desta vez a série que vai contar com dez episódios que abordam modelos expostos na colecção permanente de automóveis do Museu do Caramulo. No vídeo acima apresentamos o Darracq 12HP Open Tourer de 1902.

A entrada de Alexandre Darracq para o clube dos construtores deu-se ainda no Século XIX, com o fabrico das bem-sucedidas bicicletas Gladiator, com as quais ele competia no mercado francês em 1890.

Em 1896 decidiu vender o rentável negócio para fundar a Alexandre Darracq et Cie, uma empresa dedicada à construção de componentes para bicicletas, mas também de “carruagens sem cavalos”. Datado de 1902, o Darracq 12HP com carroçaria do tipo Open Tourer, em exposição no Museu do Caramulo, é um dos mais importantes da marca, já que foi exactamente com este modelo que o construtor francês se impôs.



Este exemplar único veio para Portugal em Outubro de 1902, através da alfândega da Figueira da Foz, mas despachado como máquina agrícola, por não haver ainda pautas aduaneiras para os automóveis.

No ano de 2022, este exemplar participou na primeira edição da Corrida dos Fundadores, o evento que celebrou a era dourada do automobilismo e, em simultâneo, os 120 anos sobre a primeira prova automobilística da Península Ibérica.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube