Mercedes-Benz 540K, um clássico muito Spezial

Clássicos 07 Fev 2023

Mercedes-Benz 540K, um clássico muito Spezial

Por Edgar Freitas

Tempos houve, em que um automóvel não fazia parte do mais louco dos sonhos de um cidadão. Os automóveis são hoje um meio de transporte essencial no nosso quotidiano. Para tal, exigimos segurança, conforto, eficiência e, se possível, que sejam bonitos. Fizemos um longo caminho, e se a história automobilística fosse uma estrada, o Mercedes-Benz 540K era sem dúvida o automóvel que eu escolhia para acelerar em estilo!
 
Apresentado em 1936 no famoso Salão de Paris, o 540K sucedia ao 500K, mantendo o mesmo nível de excelência e exclusividade que a marca germânica se pautava. Tendo em conta que possuir um automóvel na altura era um feito considerável, o 540K representava em todos os aspectos da sua concepção, uma imponência descomunal.
 
O motor deste magnífico automóvel somava cerca de cinco litros e meio, contanto com 115 cavalos. No entanto, este motor vinha equipado com um Kompressor, do tipo Roots, que quanto entrava em funcionamento, elevava a potencia para uns estonteantes 180 cavalos! A velocidade máxima andava perto dos 170 km/h, fazendo dele o automóvel mais veloz da época.

 

 

 

Aos olhos de hoje, não ficamos impressionados com estes valores, mas há muito mais neste clássico que é digno de espanto. O preço é o maior exemplo da exclusividade do modelo, visto que os vinte e oito mil marcos representavam o equivalente a 144 meses de trabalho de um chefe numa fábrica, da Alemanha nos anos trinta.
 
O design foi fruto de Friedrich Geiger, o mesmo do mítico 300 SL Gullwing , lembrado por muitos pelas suas asas de gaivota. Escusado será dizer que o 540K é um dos automóveis mais bonitos de sempre! Mas vejam por vós mesmos.

 

 

 

Na mesma altura em que a Alemanha dominava os ares com os seus dirigíveis de luxo, de igual modo espantava o mundo com a qualidade e exclusividade da sua performance e grande estilo automóvel. Esta foto, datada de 1936, é exemplo disso mesmo, onde dois gigantes posam para a posteridade, e com grande estilo, tenho de admitir.

 

 

 

Este automóvel foi bastante popular entre membros da elite nazi, sendo o mais famoso deles, Hermann Göring, cujo excentricidade o levou a baptizar o automóvel como Blaue Gans ou ganço azul, como alusão à pintura azul celestial do automóvel.
 
Caro na altura, caríssimo nos dias de hoje! Um clássico por excelência, uma paisagem sobre rodas! Os valores para um 540K Spezial Roadster reflectem não só a qualidade, mas também a exclusividade que limitou a sua produção em termos de unidades produzidas.


TAGS: Mercedes-Benz Mercedes-Benz 540K Spezial Roadster


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment