Competição • 06 Set 2022
O Alfa Romeo GTV6 que competiu pela Jolly Club nas icónicas cores da Totip
A Autodelta foi fundada em 1963 pelo antigo engenheiro da Ferrari, Carlo Chiti e Ludovico Chizzola, como uma empresa independente de concepção de automóveis de competição. Devido às boas relações de Chiti com a Alfa Romeo e, aproveitando o facto desta estar à procura de uma empresa capaz de levar a marca às provas internacionais, a Autodelta passou a ser a equipa de fábrica da marca de Arese. Em 1965 a Autodelta iria ser adquirida pela própria Alfa Romeo, mas Carlo Chiti iria manter-se na sua direcção.
Os primeiros projectos foram os Tubulare Zagato, também conhecidos por TZ1 e TZ2, mas a Alfa Romeo queria entrar nas competições com os seus automóveis de estrada, principalmente no ETCC em Grupo 2. Com esse objectivo a Autodelta iniciou os trabalhos nos Alfa Romeo Giulia Sprint GT, reduzindo o seu peso e aumentando a sua potência, nascendo o Giulia Sprint Gran Turismo Alleggerita ou GTA, apresentado em Fevereiro de 1965.
A maior das alterações foi a substituição da carroçaria em aço por uma mais leve produzida em liga de alumínio Peraluman. Outros quilos foram perdidos no interior, com a diminuição dos luxos e conforto, para o peso se fixar nos 745 quilos.
Competição • 06 Set 2022
O Alfa Romeo GTV6 que competiu pela Jolly Club nas icónicas cores da Totip
Competição • 25 Jan 2016
Competição • 01 Mar 2021
A história do GP Ice Race, a corrida no gelo em honra a Ferdinand Porsche
Deixe um comentário