O nunca visto Sovam 1100VS

Clássicos 21 Jan 2023

O nunca visto Sovam 1100VS

Por José Brito

A Sovam, ou Société des Véhicules André Morin, é uma companhia de origem francesa melhor conhecida pelo fabrico de veículos para utilização em aeroportos e de entregas, mas na década de 60, mergulharam de cabeça no mundo do fabrico de automóveis desportivos.

De uma forma similar à aplicada pela também francesa Alpine, a Sovam decidiu fabricar um veículo tendo como base componentes Renault com a adição de uma carroçaria em fibra de vidro. Experiência na área do fabrico de componentes em fibra de vidro não faltava, uma vez que era um aspecto fulcral dos restantes veículos que a Sovam produzia, e como tal tudo o que lhes faltava era um designer, que foi exactamente o que encontraram em Jacques Durand.

Durand era um designer conceituado em França, conhecido pelo desenho de pequenos desportivos com carroçarias em fibra de carbono durante a década de 50: precisamente à medida da Sovam.

O primeiro veículo desenhado por Durant para a Sovam marcou presença no Salão Automóvel de Paris de 1964, tendo sido denominado como Sovam 850VS, em que “850” se referia à capacidade aproximada do motor, e “VS” a voiture de sport.

O 850VS era baseado no Renault 4, partilhando a caixa de velocidades, chassis, motor, suspensão e travões. O pára-brisas proveio de um Renault Floride, mas foi instalado de forma inversa ao original. Este modelo não era particularmente veloz mas era, relativamente, económico e a Sovam vendeu 62 exemplares.

O Sovam 850VS seria apenas o início da marca, pois em 1966 a Sovam lançou o seu modelo mais popular, o 1100VS. Como a designação do modelo sugere, este estava equipado com o motor de 1108cc Renault Cléon-Fonte que à altura produzia 65 cavalos de potência, 20 acima do seu antecessor.

Este novo motor dava ao desportivo de 570 quilogramas algumas credenciais, sendo que, e apesar de tal não ser particularmente rápido pelos padrões actuais, alcançava uma velocidade de 170 quilómetros por hora.

Um 1100VS foi conduzido por Maite Patoux no Rallye National d’Automne, em La Rochelle, onde esta terminou em primeiro lugar na categoria feminina. Maurice Barros conduziu também um 1100VS mas no Criterium des Maures, no Rallye des Roses, e no Rallye du Vaucluse nesse mesmo ano.

Durante o período relativamente curto, de 1966 a 1968, foram construídos 77 exemplares do Sovam 1100VS, tendo-se tornado tremendamente coleccionáveis ao longo dos anos.

Em 1967 o Sovam 1300GS foi lançado, e apesar de ser bastante veloz graças ao seu motor de 103 cavalos, apenas seis foram vendidos, tendo assim terminado a aventura da Sovam na fabrico de veículos clássicos.

sovam1
sovam11
sovam2
sovam8
sovam3
sovam9
sovam4
sovam6
sovam5
sovam7
sovam10
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
sovam1
sovam11
sovam2
sovam8
sovam3
sovam9
sovam4
sovam6
sovam5
sovam7
sovam10
previous arrow
next arrow
Classificados
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo de Sousa
Paulo de Sousa
6 anos atrás

se não estou em erro, a marca foi representada pela família Acácio Leite, aqui no Porto. Tendo um dos irmãos participado em competição.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube