Mercado • 20 Out 2022

Mercado • 11 Jan 2023
RM Sotheby’s leva a leilão Ferrari 643 conduzido por Jean Alesi
O Ferrari 643 foi a máquina utilizada pela Scuderia Ferrari a partir da sétima ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1991, no Grande Prémio de França, entregue aos pilotos Alain Prost, Jean Alesi e Gianni Morbidelli, que substituiu Prost no último Grande Prémio.
O seu desenho, que era completamente diferente do anterior 642, foi elaborado por Jean-Claude Migeot e pelo director técnico Steve Nichols, produzindo um chassis monocoque em fibra de carbono. Apesar de ser bastante promissor, com vários lugares no pódio, o seu sucesso ficou aquém, fazendo com que a Scuderia Ferrari terminasse a época em terceiro lugar. Um dos seus grandes defeitos era o próprio desenho do chassis, que provocava instabilidade a alta velocidade. O chassis teve duas alterações ao longo da temporada, com a recolocação dos escapes logo após o Grande Prémio de França e alterações na carroçaria no Grande Prémio da Bélgica.
O motor V12 Tipo 291 foi desenhado por Claudio Lombardi e tinha uma cilindrada de 3,5 litros, que produzia 710cv às 13.800rpm. Este mesmo motor teve seis alterações durante a época, sendo que a sua evolução final foi estreada no Grande Prémio de Portugal. O motor está acoplado a uma caixa semiautomática de sete velocidades Tipo 643 da Ferrari.
Presente neste artigo está o chassis número 127, que competiu em três Grande Prémios da temporada de 1991, o de França, o do Reino Unido e o da Austrália. Nos dois primeiros foi conduzido por Jean Alesi, até ser utilizado como automóvel de reserva na Alemanha, Hungria e Bélgica. Para a última prova do campeonato, o chassis 127 foi dado a Morbidelli.
Após ao término da época de 1991, o automóvel foi todo revisto na Ferrari e vendido a um coleccionador da África do Sul, que o manteve até 2010, altura em que foi vendido a Peter Bailey. Foi vendido a um coleccionador alemão em 2016, altura em que recebeu um profundo restauro.
No próximo dia 1 de Fevereiro será oferecido em leilão, num evento levado a cabo pela RM Sotheby’s em Paris, aquando do Salão Rétromobile. Após ter sido alvo de uma grande revisão, o Ferrari 643 encontra-se em perfeitas condições de marcha.