Eventos • 29 Jun 2022

Eventos • 04 Jan 2023
Le Mans Classic revela corridas de apoio para 2023
As corridas de apoio não são novidade no Le Mans Classic. Em edições anteriores, além das seis grelhas regulares que percorreram a história das 24 Horas de Le Mans de 1923 a 1981, receberam também corridas de apoio.
As duas primeiras corridas de apoio quase que podem ser denominadas de grelha #7 e #8, já que os automóveis inscritos fazem parte da história de Le Mans. Estas são as grelhas da série de Peter Auto: o Group C Racing e o Endurance Racing Legends. O Porsche Classic Race Le Mans é a terceira categoria e volta, pela terceira vez, e reúnem automóveis Porsche GT que foram produzidos entre 1965 e 1981.
Por último, mas não menos importante, é a Corrida do Centenário de Le Mans de Benjafield, que apresenta cerca de 70 Bentley pré-guerra. Para 2023, será uma comemoração dupla para a Bentley, pois comemora o aniversário das 24 Horas de Le Mans e a primeira vez que a Bentley participou no evento, em 1923.

Grupo C
A grelha desta corrida reúne o que é, indiscutivelmente, os automóveis de resistência mais bem sucedidos e inovadores alguma vez produzidos, por algumas das mentes mais brilhantes da história do desporto motorizado.
De 1982 a 1993, o grupo C podia ser visto a competir em Circuit de la Sarthe, com batalhas impressionantes entre os Porsche 956, os Lancia LC2s, os Jaguar XJR12s e ainda os Sauber C11s. A estes modelos, de marcas reconhecidas, juntaram-se ainda modelos de pequenos carroceiros como foi o cado de Cougar, Rondeau, Dome, Spice e WM.
Os automóveis do Grupo C eram aqueles que conseguiam-se aproximar da marca de 400 km/h em Le Mans, até à chegada em 1990 da reta de Mulsanne. No início dos anos 90, a era do Grupo C chegou ao fim, e é considerado por alguns como a verdadeira era dourada das corridas de resistência. A edição do Le Mans Classic de 2023 vai apresentar estes modelos em duas corridas.
Endurance Racing Legends
A grelha do Endurance Racing Legends apresenta os automóveis mais modernos no Le Mans Classic que inclui automóveis muito populares entre os entusiastas mais novos, os GT e os protótipo da década de 90 e dos anos 2000.
A categoria GT regressou a Le Mans depois do Grupo C e de algumas marcas preponderantes terem voltado a competir no evento no fim da década 90. Aproveitando os novos regulamentos favoráveis, os modelos GT1 da Nissan, Porsche, Toyota, Mercedes e McLaren estavam na moda. Em 1999, os regulamentos foram mais uma vez mudados para protótipos. Os Audi R8 LMPs, assim como os Bentley Speed 8, começaram sua rica e frutífera história em Le Mans.
A popularidade desta categoria pode ser atribuída a Peter Auto pois foram eles que organizaram e contribuíram para a história destes modelo no circuito.
Porsche Classic Le Mans
Uma grelha, especialmente impressionante, de Porsches reuniu-se, devido à parceria entre a Porsche France e o Peter Auto, de forma a regressarem ao circuito de Le Mans.
A corrida vai ser composta por mais de 70 automóveis inscritos desde os primeiros 911 de 1965 até aos últimos produzidos 935 produzidos, em 1981 com alguns dos exemplares mais potentes que chegavam a produzir 800cv.

Benjafield’s Bentley Le Mans
Em conjunto com o Benjafield Racing Club, uma formação excepcional de automóveis da década de 1920 vai representar a história destes modelos no circuito de Le Mans.
Mais de 60 Bentley Boys vão estar atrás do volante de automóveis pré-guerra da marca e irão percorrer o circuito para apresentar os modelos mais famosos do início do Século XX.
