Arquivos • 05 Fev 2023

Arquivos • 31 Dez 2022
A história do Lindner “Porscheli” Coupé, o 356 de quatro lugares
Por Jorge Nunes
Dois irmãos gémeos, Knut e Falk Reimann, trabalhavam antes Segunda Guerra Mundial na Lindner Karosserie, em Dresden. Após o fim da guerra, decidiram reproduzir o novo Porsche 356 a partir de um velho “Kübelwagen“, que encontraram abandonado numa floresta.
Especialistas em carroçarias, lenta e cuidadosamente construíram o seu 356, numa versão alongada de quatro lugares.
Quando concluíram o seu automóvel foram mostrá-lo a Ferry Porsche, a Estugarda. Este ficou aborrecido de início, mas depois compreendeu que os jovens eram bem-intencionados e ainda os ajudou com peças e conselhos. Além de lhes fornecer a documentação, deu-lhes permissão que denominassem o seu automóvel como “Porscheli”, a junção de Porsche e Lindner.
De regresso à Alemanha Democrática os gémeos iriam produzir um total de 13 chassis, parando a produção em 1961 quando deixou de ser possível encontrar mais chassis de Kübelwagen.
Logo em seguida seriam presos ao tentar fugir para a Alemanha Ocidental, e nunca mais chegaram a produzir automóveis.
Dos 13 produzidos parece terem sobrevivido apenas três, um dos quais foi restaurado com o apoio de um dos gémeos Reimann, pouco antes da sua morte, em 2016.
Olá Jorge Nunes e demais amigos de Portugal
Sou Fernando, editor de um portal de veículos antigos no Brasil. Por coincidência, recentemente publicamos uma matéria de nosso colunista Alexander Gromow, que cita uma versão de sedan de 4 lugares produzida pela Beutler Carrosserie, também da Alemanha. Mas no caso foi uma parceria com a Porsche. Confiram em: http://www.maxicar.com.br/2017/10/voce-acredita-que-isto-e-um-fusca/