Arquivos • 24 Jul 2024
Modernos • 22 Dez 2022
Bertone GB110, o início de uma nova era
Com mais de um século de história, a Bertone está agora a iniciar uma nova era a apresentar o seu novo hipercarro, o GB110.
Em 2014, a Bertone teve dificuldades financeiras e foi obrigada a declarar falência. Seis anos depois, em 2020, rumores começaram a aparecer depois de ser adquirida pelos irmãos Jean-Franck e Mauro Ricci que, em conjunto, detinham cerca de 38 anos de experiência na indústria automóvel.
O GB110 é o primeiro modelos de uma série de hipercarros de edição limitada, e serve para marcar o 110º aniversário da marca e um novo capítulo para a Bertone.
Este novo automóvel foi elaborado para ter um desempenho de tirar o fôlego, ao mesmo tempo, que presta homenagem aos designs pioneiros da Bertone dos anos 60 e 70. Com 1100cv, um torque máximo de 1100Nm e um design exclusivo, o GB110 pretende ser uma obra de arte automóvel com uma produção limitada de 33 unidades.
“O GB110 é um automóvel extremamente potente.” diz Jean-Franck Ricci, CEO da Bertone. “Estávamos à procura de um veículo capaz de ter uma grande aceleração, leve e que conseguisse transpor o máximo de satisfação no momento da condução. Mas ao mesmo tempo, foi elaborado para um uso diário e construído com ergonomia e conforto em mente.”
“Estamos a desenvolver um automóvel para clientes que apreciam a história e a história da Bertone. E para aqueles que amam automóveis desportivos com um desempenho excepcional. Não se trata apenas de força bruta e desempenho. Trata-se de celebrar a longa tradição italiana de modelos elegantes e intemporais.”
A Bertone é amplamente reconhecida por moldar automóveis desportivos, como é o caso da Lamborghini Countach, o Alfa Romeo Montreal, Aston Martin DB2/4 Bertone Spider e o Lamborghini Miura. Além de desenhar
alguns dos veículos mais icónicos alguma vez produzidos, a Bertone também criou um grande número de veículos, para produção em série, com designs inovadores.
A Bertone formou uma parceria com a Select Fuel, que desenvolveu uma tecnologia patenteada para converter materiais de policarbonato em combustível renovável. “Acreditamos que a poluição vai exigir soluções diferentes com diversas evoluções tecnológicas. Resíduos de plástico devem ser tratados como um recursos valioso. Através da nossa parceria com a Select Fuel transforma-mos, o que antes podia ser considerado como lixo, e convertê-lo à sua forma original.” diz Jean-Franck Ricci, CEO da Bertone.
Este novo modelo tem uma forma sensual e fluída, continuando a estética de automóveis como a série Alfa BAT mas, ao mesmo tempo, adopta sugestões de design de automóveis em forma de cunha posteriores, como é o caso do Carabo e do Stratos Zero.
Além disso, a porta de vidro, um efeito de design extremo no Marzal 1967, ou novamente no Stratos Zero, é utilizada subtilmente nas portas. Estas portas tem um movimento de abertura vertical, uma solução que não só parece espetacular, mas também celebra a “alma” extrovertida de Bertone.”
Na secção frontal, o automóvel possui uma luz LED, conectada por uma ponte aerodinâmica, um solução que não só permite um fluxo homogêneo no desenvolvimento do capô, mas também torna a frente final coerente com o resto do automóvel.
Na parte traseira, a forma triangular do escape coloca o peso visual nas rodas traseiras. Os poços da roda traseira depois fluem para o pára-choques traseiro, uma solução utilizada não só para iluminar a traseira como a torna mais técnica e optimiza a aerodinâmica. A parte superior do para-choques apresenta uma área que possui aberturas para permitir uma eficiente ventilação do compartimento do motor.
A vista superior do GB110 revela a sua conecxão com a série BAT de carros-conceito de Franco Scaglione com curvas suaves a percorrerem as laterais e a projectarem-se para trás, onde se fundem com a extremidade traseira arredondada do automóvel.
A vista lateral do GB110 mostra uma proeminente forma num “C” invertido herdada do Stratos Zero. Do lado de baixo da porta, uma secção preto-laranja corre sob a carroçaria do automóvel, emulando o fluxo de ar que surge ao longo do sistema de arrefecimento.
As portas em formato de tesoura sublinham o carácter extrovertido do modelo e a história da Bertone a elaborar desenhos atraentes. As rodas forjadas de bloqueio central incorporam o logotipo Bertone em laranja brilhante e oferecem um vislumbre das enormes pinças de freio do veículo, também em cor-de-laranja. Em todo o automóvel podemos ver promoneres em cor-de-laranja que serve para sublinhar a sua forma muscular.
Em baixo apresentamos os esboços de Andrea Mocellin, que definiu o estilo do GB110 e contribuiu para a evolução do design exterior.