Mercado • 13 Mar 2019
Leilão da RM Sotheby’s em Amelia Island com vendas superiores a 38 milhões de dólares
Para celebrar os 50 anos da Porsche Design, a Porsche Classic preparou um presente muito especial, ao restaurar um Porsche 911 Targa de 1972, ano da fundação da Porsche Design, pelos irmãos Ferdinand Alexander e Hans-Peter Porsche. No entanto, este 911 incorporou elementos únicos que tornam este automóvel ainda mais especial.
Para os pormenores específicos, como a cor, a Porsche Classic baseou-se no relógio Chronograph I desenhado por Ferdinand Alexander Porsche em 1972, sob a orientação de Roland Heiler do Studio F.A. Porsche, em Zell am See.
Para produzir esta unidade especial, foi utilizado como base um 911 T 2.4 Targa se encontrava num avançado estado de degradação e que faltavam várias peças, sendo por isso, o exemplar ideal para serem elaboradas todas as modificações necessárias, sem desvirtuar um exemplar completo e em bom estado. Para começar, foi actualizado com todas as especificações do 911 S, desenvolvendo então 190cv.
A cor preta foi escolhida para este modelo especial, pois era a cor favorita de Ferdinand Alexander, como é exemplo também do Chronograph I o primeiro relógio de sempre com mostrador preto. Para colmatar o exterior foram instaladas as famosas jantes Fuchs, as listas laterais com o logotipo da Porsche Design e o emblema especial na grelha do capot com a assinatura de Ferdinand Alexander e a indicação do “Porsche Design 50th Anniversary”.
O interior é também ele dominado pela cor preta que contrasta com o padrão axadrezado dos bancos e das quartelas das portas em tecido Sport-Tex. O logotipo “Porsche Design 50th Anniversary” está também presente no tablier. Juntamente com o automóvel, segue uma caixa com toda a documentação do mesmo, assim como uma chave especial, um relógio e uma miniatura igual ao modelo real.
O relógio que acompanha o automóvel, designado de Chronograph 1 – 911 S 2.4 Targa, foi baseado no Chronograph I de 1972 e produzido especificamente para o leilão da RM Sotheby’s. Após estar em exposição no museu da Porsche em Estugarda, este 911 S foi levado a leilão, no passado dia 14 de Dezembro, sendo vendido por 1,15 milhões de dólares, cerca de um 1,08 milhões de euros, fazendo com que seja o 911 Targa mais caro de sempre vendido num leilão.
Mercado • 13 Mar 2019
Leilão da RM Sotheby’s em Amelia Island com vendas superiores a 38 milhões de dólares
Mercado • 08 Nov 2021
Várias peças completamente novas de um Prost AP02 de Fórmula 1 vão a leilão
Mercado • 16 Nov 2021
RM Sotheby’s leva a leilão um raro Aston Martin V8 Vantage Zagato