Arquivos • 13 Mar 2022

O Dodge Power Wagon Concept foi mostrado no North American International Auto Show, em Detroit no ano de 1999. Combina potência bruta e capacidade de carga dos seus antecessores, as Power Wagon de 1946, mas agora com um aspecto mais moderno e requintado, sendo que pouco mais há em comum com os modelos dos seus primórdios a não ser o nome e as capacidades.
Este protótipo foi construído sobre a plataforma da Dodge Ram da época e apesar da Power Wagon ser maior e mais alta, o habitáculo é mais pequeno, similar com o habitáculo da Dodge Dakota, isto para retractar as dimensões originais das antigas pick-ups. Apesar de ter quatro portas, não tem lugares traseiros, em vez disso tem espaço para mais carga adicional. Tanto neste local, como na caixa de carga, o chão é revestido em madeira e alumínio polido.
O estilo retro da Power Wagon faz justiça com o motor, sendo um 7,2 litros turbodiesel de injecção directa de alta pressão e seis cilindros em linha de origem Caterpillar, produzindo 1057Nm de binário e 250cv. O design faz transparecer uma pick-up robusta e agressiva, devido aos arcos das rodas largos, uma grande grelha frontal, com o desenho típico da Dodge, e saídas de ar laterais nos guarda-lamas dianteiros, tem ainda um guincho na frente, capaz de puxar um camião de grandes dimensões.
O propósito desta concept Truck é também demonstrar a recente tecnologia nos motores diesel e combustíveis mais limpos, sendo que estes poderão ser a resposta para o futuro dos motores, pois já fazia cumprir os requisitos mínimos de poluição requeridos para o ano de 2004 pela EPA, usando gás natural em vez do enxofre.
Este protótipo tinha também algumas tecnologias de ponta, na época, como porta traseira de carga eléctrica, projectores de alta intensidade de descarga de gás Xénon na frente, acabamentos em couro e aço inoxidável no interior de luxo, para fazer aumentar o conforto deste veículo. A cor em cinzento ostenta alguns detalhes em alumínio como por exemplo os puxadores das portas, a tampa de combustível, as dobradiças e as jantes, ajudam a dar uma imagem mais moderna. Alguns elementos que lembram os modelos pós-Guerra, como os pára-choques e guarda-lamas separados da carroçaria, assim como os estribos.
Deixe um comentário