Legend Cars Iberian Series, uma nova fórmula ibérica

Competição 14 Dez 2022

Legend Cars Iberian Series, uma nova fórmula ibérica

Em 2023 chega pelas mãos da CRM Motorsport o Legend Cars Iberian Series. Esta nova fórmula Ibérica promete aumentar ainda mais a adrenalina dentro e fora das pistas em Portugal e Espanha, mantendo sempre a competitividade com o selo de qualidade, com que a CRM Motorsport já nos habituou. O promotor do Super Seven by Toyo Tires e do Kia GT Cup, dá assim mais um passo importante na criação de um novo campeonato com seis provas agendadas para a época de estreia. Esta nova aposta promete níveis de competitividade semelhantes aos que assistimos nas corridas do Super Seven by Toyo Tires, visto que em termos de condução do automóvel, o Legend está muito no seguimento do feeling de condução dos Caterham.


Novo desafio para pilotos


Com 140cv de potência, 480 quilos de peso e equipado com um motor Yamaha MT09 de 890cco automóvel que preencherá a grelha do Legend Cars Iberian Series é leve, de tracção traseira, com pneus de pouca aderência e baixo coeficiente aerodinâmico, resultando em maiores cones de ar e corridas mais divertidas. Tem uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em menos de cinco segundos, com uma velocidade máxima de 200 Km/h, que se espera resulte em corridas muito competitivas. Para além disso, não têm diferencial autoblocante, mas sim um diferencial directo e sem qualquer ajuda electrónica, aumentando por isso ainda mais a tendência sobreviradora do automóvel, tornando-o mais desafiante para qualquer piloto que procure uma condução aproximada de um Kart.

Além do desafio que será a condução do Legend, o custo de colocar um automóvel em pista encaixa na filosofia que este promotor defende desde sempre na competição dos Caterham. Assim, os Legends serão a porta de entrada para as competições organizadas pela CRM Motorsport, pelo custo de ativação e também pela performance, uma vez que serão ligeiramente mais lentos que os Caterham Super Seven.

Para a primeira época, o campeonato irá acompanhar os mesmos eventos que o Super Seven by Toyo Tires e partilhará a grelha com a classe de entrada Caterham 340R, prevendo o promotor ter uma grelha de cerca de 20 Caterham 340R mais 20 Legends no programa ibérico, que passa pelos circuito de Jerez, Valência e Jarama em Espanha, além de Portimão e Estoril (em duas ocasiões) em território nacional. A grelha da classe 420R seguirá separada com cerca de 40 automóveis o que fará dos fins-de-semana organizados pela CRM uma autêntica festa do automobilismo com diferentes classes mas com a mesma filosofia de sempre, diversão, competitividade, respeito em pista e custos controlado. Aumentando o leque de possibilidade para pilotos e equipas que adquiram um Legend Car novo e pronto a correr, o campeonato estará tecnicamente alinhado a 100% com o Campeonato Italiano e Europeu.


Possibilidade de dois pilotos por veículo

O pack para competir no Legend Cars Iberian Series, composto por um Legend Car novo e pronto a correr, as inscrições na época desportiva de 2023, um facto de piloto HRX e um Kit AIM Mxm com câmara onboard, tem o preço de 33.950 Euros (mais IVA).

Em cada um dos seis eventos programados para a época de estreia, os pilotos terão dois treinos livres de 20 minutos de duração, duas sessões de treinos cronometrados (dez minutos cada) e competirão em duas corridas de 25 minutos, possibilitando assim, dois pilotos dividirem o mesmo veículo.

A CRM Motorsport também promoverá com os Legend Cars a mesma filosofia do Caterham Festival, um evento que atrai muito interesse e tem batido recordes em relação à lista de inscritos, com todo o alinhamento internacional (Campeonato Italiano e Europeu).

Em relação ao plano de expansão no mercado espanhol, o promotor terá parceria com a Hirundo Motors, que já representa a Caterham em Espanha e que se junta à CRM Motorsport também neste novo projecto.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube