Clássicos • 25 Jul 2022
Clássicos • 08 Dez 2022
Norton Commando VR880, um “restomod” elaborado nos anos 90
A Norton Commando foi uma mota de bastante sucesso, produzida pelo grupo britânico Norton-Villiers de 1967 a 1977. O quadro da Commando foi desenhado por um antigo engenheiro da Rolls-Royce, Stefan Bauer, com um quadro mais rígido, mas ao mesmo tempo com melhor absorção das vibrações, com o sistema Norton Isolastic System.
Estava equipada com um motor de dois cilindros paralelos, com válvulas à cabeça, dois carburadores Amal Concentric de 30mm e arrefecimento a ar, com uma cilindrada inicial de 745cc, passando em 1973 para os 828cc. O motor com menor cilindrada produzia 58cv às 6800rpm. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades.
Apesar do seu sucesso, a Norton Commando começava a ficar para trás, em relação às suas concorrentes, principalmente das motos nipónicas, sendo que com o fim da produção deste modelo, foi também o fim da Norton. No entanto, a marca não iria morrer aqui, e vários foram os aficionados que tentaram “reanimar” a marca britânica.
Nos anos 90, Kenny Dreer iniciou a reconstrução de motos Commando na sua empresa, Vintage Rebuilds, no entanto, o seu restauro não seguia o estritamente original, pois eram implementados vários melhoramentos, com peças mais modernas, o que hoje em dia é chamado de “restomod”.
Com suspensões melhoradas, assim como os travões e o motor, que passava para os 880cc, Kenny produziu uma série de cerca de 50 exemplares em 1999, a que lhes chamou de Commando VR880. No total, 80% dos componentes eram novos. Foi com este modelo que posteriormente nasceu a Norton 961 Commando, relançando a marca britânica em 2010.
Presente neste artigo está uma das raras Commando VR880 completamente original e é uma das poucas que está na Europa, neste caso em França, sendo que apenas se conhece outra no Reino Unido. No passado dia 13 de Novembro foi levada a leilão, através da Car & Classic, sendo vendida por 18.500 euros.