Mercado • 13 Nov 2022
Rolls-Royce Silver Shadow de Freddie Mercury leiloado por mais de 320 mil euros
O Rolls-Royce Silver Shadow é um modelo importante para a marca britânica, pois foi o primeiro automóvel que a marca fabricou com um chassis em monocoque, assim como foi o primeiro com suspensão independente e travões de disco nas quatro rodas. Inicialmente os Silver Shadow vinham equipados com o motor V8 de 6230cc, aumentado a sua cilindrada para os 6750cc, em 1970.
Foi o modelo que manteve a empresa “viva” durante muitos anos, com a sua produção a durar de 1965 a 1980 com um total de 30.000 unidades produzidas, fazendo com que seja o modelo da marca britânica com maior produção de sempre.
Devido ao seu requinte, este era o modelo escolhido por várias personalidades, como é o caso de Freddie Mercury, o vocalista dos Queen, que adquiriu o exemplar presente no artigo em 1979, através da sua empresa Goose Productions Ltd, na cor Silver Chalice e com o interior em azul.
Freddie utilizou-o como o seu automóvel principal em Londres até à sua morte. Posteriormente, o Rolls-Royce iria passar para a posse da sua irmã, Kashmira Cooke, que o utilizou em vários eventos.
Após vários anos parado, este Rolls-Royce Silver Shadow de 1974 foi levado a leilão, através da RM Sotheby’s num evento em Londres no passado dia 5 de Novembro, sendo vendido por 326.218 euros, esmagando por completo a estimativa inicial de venda. O valor total da venda reverteu para a associação Superhumans Center, que visa apoiar a Ucrânia neste momento difícil.