Competição • 28 Jul 2017

Competição • 09 Nov 2022
Novo Porsche 99X Electric Gen3 de Fórmula E chega para dominar as pistas
Com o Porsche 99X Electric Gen3, a Porsche entra numa nova era da Fórmula E. O monolugar eléctrico de competição, que passou pelo processo de evolução no Porsche Development Centre em Weissach, foi apresentado ao mundo no Porsche Experience Center em Franciacorta, Itália. Este entrará em ação pela TAG Heuer Porsche Fórmula E Team no ABB Fia Fórmula E World Championship a partir da temporada de 2023.
O Mexico City E-Prix, no dia 14 de Janeiro de 2023, será o palco da primeira corrida do Porsche 99X Electric Gen3. A chegada da terceira geração dos Fórmula E, no início da próxima temporada, marca o início de uma nova era da primeira competição de veículos eléctricos do mundo.
Os novos monolugares Gen3, tal como o Porsche 99X Electric Gen3, são os veículos eléctricos de competição mais rápidos, leves, potentes e eficientes alguma vez construídos. Foram feitos especificamente para duelos “roda-a-roda” nos estreitos circuitos citadinos das grandes cidades do mundo onde a Fórmula E costuma realizar as suas provas.
O conceito geral do Porsche 99X Electric Gen3, mas também de todos os outros veículos desta nova geração que vai competir em Fórmula E, constitui uma grande evolução. Os monolugares perderam peso e apresentam uma distância entre eixos mais curta e uma menor largura. Apesar da bateria diminuir em tamanho, é agora mais potente. A proporção de bateria recuperada cresceu e a aerodinâmica e o design também apresentam alterações. Perante estas modificações, os veículos são mais ágeis, o que também melhora a performance em pista.
O novo e marcante visual do Porsche 99X Electric Gen3 foi inspirado pelo lema da marca Porsche “Driven By Dreams”. Significa individualidade, exclusividade e um “zeitgeist” progressista orientado para o futuro, o que também apela a um grupo de clientes mais jovem.

Declarações na apresentação mundial do Porsche 99X Electric Gen3
Thomas Laudenbach, Vice President Porsche Motorsport afirmou, “Temos o prazer de poder apresentar ao mundo o novo Porsche 99X Electric Gen3. A nossa equipa de desenvolvimento em Weissach tem investido muito trabalho, experiência, coração e alma neste veículo de competição. Todos eles podem estar orgulhosos do resultado final. Tal como a nova geração da Fórmula E, o Porsche 99X Electric Gen3 representa um marco tecnológico nas competições totalmente eléctricas. Para a Fórmula E e também para a Porsche, a participação destes novos veículos é um passo significativo para o futuro do desporto motorizado. Estamos ansiosos pelo início da temporada e da nova era”.
Florian Modlinger, Director Factory Motorsport Fórmula E: “Há uma sensação de entusiasmo à medida em que nos encaminhamos para a nova temporada do ABB FIA Fórmula E World Championship. A nossa equipa e os nossos pilotos, António Félix da Costa e Pascal Wehrlein, ainda têm muito trabalho pela frente antes da primeira prova com o novo Porsche 99X Electric Gen3 no México, no dia 14 de Janeiro. No entanto, estamos confiantes de que faremos mais progressos antes do início da temporada e que vamos estar em boa posição quando as cartas forem reordenadas entre as equipas com a chegada dos novos veículos. Esperamos que os novos Gen3, incluindo o nosso Porsche 99X Electric Gen3, possam tornar as corridas ainda mais espectaculares para os adeptos e dar um aumento de popularidade à Fórmula E a nível mundial”.
António Félix da Costa, piloto de fábrica da Porsche: “O nosso novo veículo é um grande passo em frente. É mais leve e mais potente do que o antecessor – só isso mete um sorriso na cara de um piloto. Como recém-chegado à TAG Heuer Porsche Fórmula E Team, usei as últimas semanas para conhecer os engenheiros e mecânicos e para encontrar o meu lugar no plantel. A equipa facilitou muito as coisas. Senti-me confortável desde o início. Também me dou bem com o meu novo colega de equipa, Pascal, contra quem já corri em várias séries. Temos um objectivo comum, levar a Porsche ao topo e a marca Porsche é sinónimo de vitórias. Queremos chegar a essas vitórias o mais rapidamente possível com o novo Porsche 99X Electric Gen3”.
Pascal Wehrlein, piloto de fábrica da Porsche: “Neste momento estamos a viver momentos excitantes como equipa. Durante os testes com o nosso novo veículo, tive uma boa sensação desde o início. Ganhámos muitos conhecimentos e fizemos grandes progressos. No início, tratava-se de pôr o veículo a andar, mas rapidamente passou também a ser sobre performance. E claro, eficiência, que será igualmente uma chave para o sucesso com a nova geração. Estas foram experiências emocionantes para mim. Ainda temos algum tempo antes do início da temporada. Vamos usar isso para nos familiarizarmos melhor com o Porsche 99X Electric Gen3 e juntar as peças do puzzle de modo a estarmos preparados da melhor forma para a corrida inaugural da temporada no México.”
A terceira geração da Fórmula E
Os novos Gen3 têm como principal intenção estabelecer novas referências no desporto motorizado em termos de performance, eficiência e sustentabilidade. Para a quarta temporada na Fórmula E, a Porsche desenvolveu o novo Porsche 99X Electric Gen3 que, tal como os restantes Gen3, distingue-se da geração anterior em várias áreas.
A performance dos novos veículos Gen3 aumentou dos 250 para os 350 kW (476 CV) e tem uma potência máxima de 350 kW no eixo traseiro – mais 100 kW do que a geração anterior (Gen2). O motor elétrico atinge cerca de 95% da eficiência energética em comparação com cerca de 40% num motor a combustão interna. Mais de 40% da energia utilizada é recuperada através da travagem regenerativa.
A nova capacidade de carregamento ultrarrápida dos veículos Gen3 deverá acrescentar cerca de 600 kW de energia durante a corrida. Isto significa que os carregadores da nova geração da Fórmula E têm quase o dobro da potência dos carregadores comerciais mais avançados do mundo. Para além disso, a tecnologia de carregamento rápido deve garantir um desempenho constantemente elevado da bateria.

Segundo o fabricante de componentes, as células das baterias dos novos Gen3 são feitas de minerais de fonte sustentável. Após cada temporada, as células devem ser reutilizadas ou recicladas. Para a construção da carroçaria em fibra de carbono, o fabricante afirma que a fibra de carbono reciclada é utilizada a partir dos veículos Gen2 retirados. Assim, deverá reduzir a pegada de carbono da produção em mais de 10%. Para determinar medidas que possam ajudar a reduzir o impacto ambiental, a pegada de carbono dos novos veículos de Fórmula E é medida desde o início da fase de criação. Todas as emissões inevitáveis serão compensadas como parte do compromisso zero carbono da Fórmula E.
A TAG Heuer Porsche Fórmula E Team entra na sua quarta temporada apoiada por 15 parceiros e tem o prazer de receber dois novos parceiros na estreia mundial do Porsche 99X Electric Gen3.
A Porsche na Fórmula E
Com um resultado “um-dois”, conseguido por Pascal Wehrlein e André Lotterer ao volante do Porsche 99X Electric, a TAG Heuer Porsche Fórmula E Team celebrou a sua maior conquista até ao momento no México, no dia 12 de Fevereiro de 2022. Enquanto impulsionador de tecnologias de mobilidade inovadoras e sustentáveis, a Fórmula E tem trazido, desde 2014, as emoções do desporto motorizado às pessoas que vivem nas grandes cidades. Com o Taycan Turbo S, a Porsche volta a ser o safety car oficial em 2023, o que sublinha a importância da Fórmula E para a Porsche Motorsport.
