Ethel Norton e o logótipo da Norton

Arquivos 08 Nov 2022

Ethel Norton e o logótipo da Norton

Por Paulo Araújo

O primeiro logótipo da famosa Norton inglesa apareceu em 1909, onze anos após a fundação da marca e era apenas o nome em letras maiúsculas. Porém o que hoje conhecemos, que é quase tão antigo, datando de 1913, foi desenhado por Ethel Norton, que tinha formação em arte e era filha de James Lansdowne Norton, fundador da marca.

 

8e933dccdc1d05455e4f90ae4ba81907

 

Além de ter desenhado o logo, numa clara inspiração Art deco, mas tão bem conseguido que ainda hoje parece intemporal, Ethel Norton também servia de piloto de testes improvisado nos primeiros tempos da marca, e faria mesmo algumas provas com as motos do seu pai. Justamente em 1913 o negócio passou por dificuldades, no entanto a companhia salvou-se e a Norton Motors Ltd. foi criada pouco depois de forma mais oficial, com a direcção conjunta de James Norton, Bob Shelley e JL Norton, chegando a ser uma das principais marcas mundiais entre as duas guerras mundiais.

 

A natureza artesanal da firma nesses primeiros tempos é bem ilustrada pelo facto de que para todos, James Norton era apenas “Pa” (pai) Norton. O logótipo aparecia pela primeira vez de forma mais institucional no catálogo de 1914 da marca, e por volta de 1916, todos os modelos já o exibiam no depósito, tradicionalmente prateado com filetagem a negro e vermelho.

 

James L. Norton acabaria por morrer em 1925 aos 56 anos, mas a sua marca viria a registar um crescimento exponencial devido às encomendas do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Entre 1937 e 1945, um quarto de todas as motos utilizadas pelo Exército Britânico eram Norton WD 16H e WD Big Four com Sidecar.

 

A Norton sobreviveria, após se ter tornado parte do Grupo NVT, até 1977, reaparecendo em 2008 renovada e modernizada graças aos esforços de Stuart Garner – e ainda com o mesmo logo! Neste momento a TVS detém o nome da marca e propriedade intelectual depois do escândalo que assombrou a empresa e o seu director.

 

1907


TAGS: Ethel Norton Logotipo Norton Segunda Guerra Mundial Stuart Garner


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment