Vai a leilão o esqueleto de um Jaguar D-Type de 1954

Mercado 06 Nov 2022

Vai a leilão o esqueleto de um Jaguar D-Type de 1954

O Jaguar D-Type um automóvel produzido entre 1954 e 1957 e foi elaborado especialmente para às 24 Horas de Le Mans. Este incrível modelo partilhava o seu motor em linha XK e muitos outros componentes mecânicos com o seu antecessor, o C-Type. No entanto, a sua estrutura era completamente diferente com um inovador chassis de monoque, uma visão aerodinâmica mais arrojada e avanços tecnológicos baseados na aviação. Vinha equipado com um motor de 3,4 litros que em 1957 foi aumentado para 3,8 litros e reduzido nesse mesmo ano para 3,0 devido a mudanças no regulamento da prova de regularidade para qual foi feito. Este modelo conseguiu alcançar a vitória absoluta nas 24 Horas de Le Mans de 1955 a 1957

Depois da Jaguar se ausentar do mundo do desporto motorizado, temporariamente, a empresa ofereceu os D-Types inacabados como versões XKSS para uso em estrada. O equipamento que estes modelos apresentavam tornou-os elegíveis para participarem em provas para automóveis de produção americana.

Calcula-se que a produção total tenha chegado a 71 unidades, dentro destes valores 18 foram entregues a equipas para equipá-los para as corridas, 53 para clientes privados, dos quais 16 foram convertidos em versões de estrada.



No dia 26 de Novembro uma incrível peça de história, um “esqueleto” original usado na produção do Jaguar D-Type “Long Nose” de 1950, nunca antes vista vai a leilão, através da Historics Auctioneers.

O antigo proprietário possuia um Jaguar D-Type original e foi lhe dada a garantia que, caso o seu automóvel fosse danificado, o reparo do mesmo podia ser elaborado ao usar este modelo de madeira. Esta incrível peça também foi utilizada pela empresa de engenharia Lynx para criarem os seus próprios D-Type Long Nose. Estes automóveis foram utilizados por nomes icónicos no mundo do desporto motorizado, como é o caso de Mike Hawthorne, Ken Wharton, Ivor Buebb e Duncan Hamilton e todos eles tiveram o seu exemplar construído a partir do olhar atento da equipa da Jaguar.

Não existe nenhum documento que demonstre a quantidade de automóveis feitos a partir deste esqueleto mas estima-se que a maioria teria sido feita à mão e enrolada sobre ele. O que é curioso é que esta rara peça ainda pode ser utilizada nos dias de hoje para reparar qualquer dano que um D-Type possa sofrer. Este lote tem um preço de venda estimado entre os 70 e as 90 mil libras, cerca de 91.541 e os 102.983 euros.

leilãoJaguarDType.esqueleto1
leilãoJaguarDType.esqueleto2
leilãoJaguarDType.esqueleto3
leilãoJaguarDType.esqueleto4
leilãoJaguarDType.esqueleto5
leilãoJaguarDType.esqueleto6
leilãoJaguarDType.esqueleto7
previous arrow
next arrow
leilãoJaguarDType.esqueleto1
leilãoJaguarDType.esqueleto2
leilãoJaguarDType.esqueleto3
leilãoJaguarDType.esqueleto4
leilãoJaguarDType.esqueleto5
leilãoJaguarDType.esqueleto6
leilãoJaguarDType.esqueleto7
previous arrow
next arrow

TAGS: Jaguar Jaguar D-Type Le Mans


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment