A banda desenhada que comemora o II Raide Macau Lisboa

LifeStyle 29 Out 2022

A banda desenhada que comemora o II Raide Macau Lisboa

Desde há mais de 500 anos que Macau tem sido uma ponte entre o Portugal e a China, Ocidente e o Oriente, contribuindo para a amizade entre os povos.

Em 1990 a RPC e a URSS abriam-se ao mundo! Os pioneiros da altura tinham de aproveitar essa oportunidade histórica! O projecto era ambicioso: ligar Macau e Portugal por terra, atravessando zonas até então interditas a viaturas estrangeiras.

Seria o trajecto que, mais tarde, em 2016, seria designado por Nova Rota da Seda. A última vez que tal acontecera fora em 1907, data do célebre Raid Pékin-Paris, quando a Rússia Czarista autorizou que uma expedição automobilística percorresse o seu território. Até hoje, mesmo com o desmembramento da URSS em diversos países, nenhuma outra expedição repetiu este trajecto



A equipa era formada por dez aventureiros russos (jornalistas da rádio Moscovo), chineses e portugueses, onde se incluía uma equipa da televisão de Macau, que realizou um documentário que já foi exibido por diversas vezes na RTP2 e em cineclubes do mundo.

É esta a história da banda desenhada, que vai ser apresentada Domingo no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, mostrando de que forma os objectivos do Raide (aproximar os povos através da cultura, distribuindo livros) continuam tão actuais, com o apoio da Fundação Oriente e IPOR.


TAGS: Banda Desenhada Macau Portugal Raide


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment