Poncin VP2000, um pequeno veículo anfíbio com mecânica do Citroën 2CV

Clássicos 19 Out 2022

Poncin VP2000, um pequeno veículo anfíbio com mecânica do Citroën 2CV

O Poncin VP2000 é um raro veículo anfíbio 6×6, desenvolvido em França por Gilles Poncin nos anos 70, a partir de um automóvel que o próprio adquiriu nos EUA, mas que não se adequava às suas necessidades. O objectivo de ser utilizado nos resorts de ski, terreno particularmente difícil, mas que o Poncin se adequava bem a ele. Após este veículo, a Poncin desenvolveu vários outros veículos anfíbios, assim como automóveis 4×4, até 1993 altura em que a empresa fechou portas.

A carroçaria do Poncin VP2000 é construída em fibra de vidro e está equipado com três eixos motrizes, perfazendo uma tracção às seis rodas. A direcção é feita através de um sistema idêntico aos veículos de lagartas, travando as rodas de um dos lados. O motor é o mesmo utilizado no Citroën 2CV e Dyane, de dois cilindros opostos refrigerado a ar, com uma cilindrada de 602cc e uma potência de 29cv.

Presente neste artigo está um raro exemplar original do Poncin VP2000 de 1982 com apenas 57 horas de utilização e nunca foi registado. Irá a leilão no próximo dia 23 de Outubro, através de um evento da Aguttes, intitulado de L’Aventure Peugeot Citroën DS. O seu valor de venda estimado situa-se entre os 18.500 e os 22.500 euros.



Poncin-VP2000-3-scaled
transferir
Poncin-VP2000-scaled
Poncin-VP2000-1-scaled
Poncin-VP2000-2-scaled
previous arrow
next arrow
Poncin-VP2000-3-scaled
transferir
Poncin-VP2000-scaled
Poncin-VP2000-1-scaled
Poncin-VP2000-2-scaled
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube