Clássicos • 12 Fev 2019

Clássicos • 26 Set 2022
A colecção de automóveis vermelhos do Haynes International Motor Museum
John Haynes foi o homem que esteve por detrás dos livros técnicos de automóveis e motociclos, utilizados por muitos entusiastas e oficinas. Como as suas publicações tiveram, e ainda hoje têm, um enorme sucesso, John decidiu abrir o Haynes International Motor Museum, em 1985, como forma de retribuir aos entusiastas de automóveis, localizando-se em Sparkford, no coração da zona rural de Somerset, no Reino Unido. No seu espolio, conta com mais de 400 automóveis, motociclos e memorabilia relacionada com o mundo motorizado, de toda a parte do Mundo.
Conta ainda com 19 exposições individuais, sendo uma delas a The Red Room onde, como o nome indica, só estão presentes automóveis vermelhos. Esta exposição é composta por mais de 40 automóveis desportivos, na sua maioria propriedade do museu, mas tem alguns de coleccionadores que emprestam as suas viaturas ao museu.
Esta exposição começou, quando John chegou à conclusão que a maior parte dos automóveis desportivos do museu eram vermelhos, uma cor que ele próprio nutria uma paixão. Obviamente, que os tons de vermelho são diferentes, pois assim ajuda a identificar os automóveis. A colecção aumentou de tal forma, que em 2014 foi construído um novo edifício para albergar o The Red Room. Este novo edifício tem ainda um restaurante e uma nova pista.
De entre os automóveis presentes, destacamos o AC Shelby Cobra de 1965 com carroçaria em alumínio, um dos automóveis favoritos de John, uma réplica de um Jaguar XKSS produzida pela L&R Roadsters em 1995, utilizando um Jaguar 3.8 como base, um Alfa Romeo 2600 Spider de 1963 e um Lancia Flavia de 1966.
O primeiro manual técnico de Haynes foi sobre o Austin-Healey Sprite “Frogeye”, lançado em 1965, pois foi produzido devido à necessidade de um amigo para o restauro de um exemplar. Dessa forma, não poderia faltar um exemplar na The Red Room, neste caso um de 1959.
Além dos automóveis mencionados anteriormente, podemos ainda ver outras raridades, como um AC Ace de 1956, um Turner 196 de 1951, um Marcos de 1969, um Daimler SP250 Dart, um Rochdale Olympic de 1968, um Gilbern Invader Estate de 1971 e um Ginetta G15 de 1970. Como não poderia faltar também estão presentes automóveis americanos, como um Ford Mustang de 1966, Pontiac GTO, entre muitos outros automóveis. Sem dúvida um lugar a visitar para qualquer apaixonado por automóveis.
Deixe um comentário