Snapshot: Um Grande Prémio à beira-mar

Arquivos 18 Set 2022

Snapshot: Um Grande Prémio à beira-mar

Por Ricardo Grilo

Foto colorida com Phillipe “Phi Phi” Étancelin, ao volante do Bugatti 35C, a caminho do triunfo no Grand Prix de La Baule de 1929.
 
Disputado na elegante estância de veraneio de La Baule, na Bretanha francesa, este Grande Prémio disputou-se entre 1924 e 1952 (ainda que com interrupções) sendo o circuito traçado na areia da praia, com duas grandes rectas de 1500 metros ligadas por duas curvas em “U”. A popularidade crescente levou a que na edição final de 1938 estivessem presentes 200.000 espectadores! Mais do que nas 24 Horas de Le Mans dessa época (o director das duas provas era o mesmo Charles Faroux).
 
Na foto, vemos Phi Phi Étancelin na curva norte a caminho da sua primeira grande vitória. Em seguida iria vencer as 24 Horas de Le Mans de 1934 (Alfa Romeo) e diversos GP europeus. Seria um dos pioneiros do campeonato do mundo de Fórmula 1 onde iria participar nas edições de 1950 e 1952.
 
Como apontamento final, o grande piloto da Bugatti (e posteriormente famoso membro da resistência francesa) William Groover-Williams possuía aqui uma grande casa de verão, onde a sua mulher Yvonne criava “Terriers” e onde o casal passava os meses de verão. Aproveitando a presença estival, Groover Williams iria vencer o Grande Prémio local por três vezes consecutivas, entre 1931 e 1933, sempre ao volante dos seus queridos Bugatti.
 
A guerra viria acabar com esta prova, com uma edição final realizada em 1952, mas já em estrada asfaltada.
 
Imagem colorida por Ricardo Grilo

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube