Clássicos • 16 Mai 2017

Clássicos • 16 Set 2022
Descoberto Jaguar E-Type importante para a história do modelo
O Jaguar E-Type é um dos clássicos britânicos mais icónicos. Foi produzido de 1961 a 1975, em três séries, as primeiras duas estavam equipadas com motores XK de seis cilindros em linha, inicialmente de 3,8 litros, passando para os 4,2 litros em 1966, e a última série montou um motor V12.
William Lyons sempre quis produzir uma versão mais prática do E-Type e, em 1966 a Jaguar introduziu no mercado a versão 2+2 do modelo, com um chassis mais longo em 228mm e um tejadilho mais alto, para acomodar melhor os passageiros dos bancos traseiros. Pouco tempo depois esta era a carroçaria mais vendida, ultrapassando os modelos coupé e descapotável, tanto é que na terceira série do modelo, a Jaguar apenas disponibilizou o coupé em formato de 2+2.
Presente neste artigo está um Jaguar E-Type 2+2 que foi descoberto numa garagem na Holanda, no entanto, não se trata de um E-Type “qualquer” (como se isso fosse possível), mas sim de um dos primeiros E-Type 2+2, produzido ainda a 19 de Outubro de 1965 e é o primeiro E-Type 2+2 que saiu de fábrica com o volante colocado do lado esquerdo. Foi terminado na cor creme, com interior em pele preta.
Este mesmo exemplar foi utilizado por Sir William Lyons na apresentação do modelo no mercado norte americano. Após isso, foi vendido ao seu primeiro proprietário, Gary Fairmont Filosa, o autor do guia The Surfer’s Almanac. Em 1989 o automóvel foi vendido da Flórida para a Holanda e, sem se saber bem porquê, este E-Type iria acabar numa garagem, parcialmente desmantelado, que é o estado que apresenta hoje. Após várias pesquisas através do número de chassis, concluiu-se que se trata mesmo do primeiro E-Type 2+2 de volante do lado esquerdo.
Agora encontra-se à venda no site da Car & Classic por 40 mil euros, tal como está. Sem dúvida que não é barato, mas este é um exemplar muito importante e que merece ser salvo e colocado de novo a circular.
Deixe um comentário